Banner 1 Banner 2 Banner 3 Banner 1 Banner 2 Banner 3 Banner 1 Banner 2
UEA

Novas mudanças: PPGICH/UEA realiza transmissão de coordenação e projeta novos caminhos para programa no Amazonas

Na manhã desta quarta-feira (4/2), o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA) realizou a cerimônia de transmissão do cargo de coordenador do curso. O momento marcou a transferência da função de coordenação da Prof.ª Dra. Lúcia Puga para o Prof. Dr. Otávio Rios, que passa a ser o atual coordenador do curso até 1º de fevereiro de 2028.

Slide 2 of 6

A ocasião contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEA, Prof. Dr. Roberto Mubarac, representando o reitor André Zogahib. Em sua fala, o pró-reitor destacou a quantidade de cursos de pós-graduação presentes não somente na capital amazonense, mas também no interior do Amazonas, ressaltando os avanços alcançados desde 2016, que contribuíram para o reconhecimento da UEA em nível nacional.

“É nossa responsabilidade fazer com que a pós-graduação chegue no interior do Estado. Hoje, a UEA é a instituição mais jovem e tem maior número de programas de pós-graduação no interior. Então, isso para nós é muito significativo”, reforçou o pró-reitor.

Durante sua fala, a docente Lúcia Puga, que esteve à frente do PPGICH por dois mandatos, enfatizou os desafios enfrentados pelo programa desde 2016 – ano de sua fundação -, incluindo cenários como a pandemia. Ao mesmo tempo, destacou o desenvolvimento do curso em diferentes frentes, mencionando a integração entre as unidades de Manaus e Tefé.

“Nós tivemos muito desenvolvimento na infraestrutura do curso, na ampliação das bolsas e dos recursos da universidade voltados para a pós-graduação. Isso permitiu que o curso pudesse se estruturar melhor e dar mais oportunidade para os alunos que querem se dedicar aos seus estudos”, disse Puga.

Ao demonstrar orgulho pela trajetória do programa, a docente agradeceu aos professores, egressos e a todos que fizeram parte da construção do curso, que completará uma década de existência em agosto. Ela também celebrou a nota 4 obtida na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao quadriênio 2021–2024.

O atual coordenador do PPGICH, Prof. Dr. Otávio Rios, eleito por meio de votação, apresentou as metas da nova gestão, entre elas: a submissão do curso de doutorado; a nucleação do programa em Tabatinga, com o objetivo de ampliar as oportunidades de formação no interior do estado; e a automatização de processos administrativos, visando melhorar o fluxo de trabalho e de informações do programa.

Segundo ele, a nova gestão dará continuidade aos planos com um grupo que é leve, que gosta de trabalhar junto, unido e que faz pesquisa, ciência de qualidade e de impacto social na Amazônia.

“Acho que o PPGICH, desde a sua fundação, tem no horizonte isto, quer dizer, qual é o impacto que nós causamos, não é apenas de fazer dissertações pra si, não é se auto formar, mas é em função da sociedade, daquilo que ela necessita e não qualquer sociedade, o nosso contexto é a Amazônia. Nós temos muito orgulho disso, inclusive de ter sido o primeiro programa a interiorizar”, reforçou o coordenador Otávio.

O subcoordenador do PPGICH no município de Tefé e diretor do Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest) da UEA, Prof. Dr. Yomarley Lopes, destacou que, graças à atual gestão, os processos de interiorização, consolidação e até de criação de diversos programas de mestrado e doutorado ganharam força e apoio institucional, possibilitando seu desenvolvimento em contextos antes marcados por dificuldades. “Hoje, temos possibilidade de oferecer aos nossos estudantes egressos um horizonte possível de formação continuada”, finalizou o diretor.

A vice-coordenação do PPGICH permanece sob responsabilidade da Prof.ª Dra. Gimima Beatriz Melo da Silva, que, durante sua fala, ressaltou que o programa contará com uma programação diversa de atividades, envolvendo egressos e professores. “Eu acho que vai ser um ano de muito trabalho e também de muito contentamento por coroar essa década de atividade e de formação de quadros especializados na UEA, no Amazonas e nos interiores”, comentou.

Prof. Dr. Yomarley Lopes, subcoordenador do PPGICH em Tefé e diretor do Cest/UEA
Prof.ª Dra. Gimima Beatriz Melo da Silva, vice-coordenadora do PPGICH
Prof.ª Dra. Moníca Dias de Araújo, pró-reitora de Interiorização da UEA

Slide 2 of 3

A mesa de cerimônia também contou com a participação da pró-reitora de Interiorização da UEA, Prof.ª Dra. Moníca Dias de Araújo, que esteve junto aos citados anteriormente.

Programação

Após a cerimônia, foi realizada a palestra do Prof. Dr. Djalma Thürler, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o tema “Doutorar na Amazônia: desafios e perspectivas do doutorado em Ciências Humanas da UEA”.

Publicidade