Prefeitura de Itacoatiara dá início à programação do Novembro Azul com ações em Unidades Básicas de Saúde
A Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), deu início nesta terça-feira (4/11) à programação do Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata — o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.
A abertura das ações aconteceu nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Santo Antônio e Paulo Gomes, com palestras, atendimentos e exames voltados à saúde do homem. Durante todo o mês de novembro, a campanha continuará sendo realizada em todas as UBSs do município, tanto na zona urbana quanto na zona rural, ampliando o alcance e reforçando a importância do cuidado preventivo.
O objetivo é incentivar o público masculino a cuidar mais da saúde e quebrar o tabu em torno da prevenção do câncer de próstata, uma doença que, quando identificada precocemente, tem altas chances de cura.
As atividades incluem palestras educativas sobre prevenção, alimentação saudável e cuidados gerais com a saúde do homem, além de atendimentos médicos, de enfermagem, odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. Também estão sendo ofertados testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites), exame de PSA — recomendado para homens acima de 40 anos — e ultrassonografias de próstata na Policlínica Municipal.
Entre os participantes da ação de abertura estava o aposentado Francisco Medeiros, de 71 anos, morador do bairro Araújo Costa. Habituado a cuidar da própria saúde, ele destacou a importância da iniciativa para incentivar outros homens a fazerem o mesmo.
“Eu faço meus exames de próstata todo ano, mas é a primeira vez que participo dessa campanha do Novembro Azul. Acho muito importante a UBS oferecer essas ações, porque hoje não existe mais aquele machismo de antigamente, de homem não querer fazer exame. Tudo ficou mais moderno, e é uma coisa boa. Assim como a mulher faz o exame de prevenção, o homem também deve fazer”, contou seu Francisco.

