Banco da Amazônia inaugura novas agências de microcrédito em Manaus e fortalece empreendedorismo
Senador Eduardo Braga destaca impacto econômico e social da iniciativa e fala sobre obras que ampliam a integração do Amazonas com o restante do país
O Banco da Amazônia (BASA) ampliou sua presença em Manaus com a inauguração de duas novas unidades de microcrédito urbano, em parceria com a POPBank e a CreNorte. As novas agências, localizadas na Avenida Senador Álvaro Maia, no Centro, e na Avenida Brasil, no bairro da Compensa, vão oferecer crédito e orientação financeira a pequenos empreendedores da capital e da região metropolitana.
Durante a inauguração, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) destacou que o microcrédito é essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e gerar novas oportunidades. “O microcrédito é fundamental para fazer com que a gente gere emprego e renda nos bairros de Manaus e nos municípios do interior do Amazonas. A presença do BASA em busca ativa do microcrédito será determinante para um novo momento na economia do interior e dos bairros da capital”, afirmou o parlamentar.
Braga ressaltou que o programa já está beneficiando pequenos negócios, especialmente liderados por mulheres. “As três primeiras mulheres financiadas atuam com espetinhos, sanduíches e outros micronegócios. São empreendimentos que, via de regra, geram trabalho para familiares e ajudam a movimentar a economia nas camadas mais humildes da população”, disse.
Segundo o senador, a iniciativa busca não apenas disponibilizar recursos, mas também incluir financeiramente quem vive do trabalho autônomo. “É assim que podemos irradiar a geração de emprego e renda e fazer com que essas pessoas entrem na economia produtiva e formal”, completou.
Além de participar da inauguração das novas unidades — que representam a terceira e quarta agências de microcrédito do BASA em Manaus —, Braga ressaltou que o banco está investindo na busca ativa de novos empreendedores. “Você deve ter percebido que quase todos os funcionários são jovens, exatamente porque queremos sangue novo, juventude e força para mover esse BASA, que precisa atender com agilidade aqueles que mais precisam”, destacou.
Integração regional e obras em andamento
Durante o evento, o senador também comentou sobre o andamento das obras da BR-319 e da estrada da Vila Amazônia, que ligará Parintins ao estado do Pará. “A BR-319 não está paralisada, está em obras, mas ainda sem licença ambiental para o asfaltamento do trecho do meio. Já a Vila Amazônia está avançando a pleno vapor, com quase 20 quilômetros asfaltados de um total de 45. A meta é chegar até a fronteira do Pará até o meio do próximo verão”, explicou.
Braga acrescentou que já estão sendo realizadas tratativas com o governador Helder Barbalho, do Pará, para a continuidade das obras no território paraense. “Quando concluirmos, estaremos interligados à BR-163, a Miritituba, Santarém, Itaituba e Juruti, transformando o Baixo Amazonas em um polo econômico, social, de turismo e cultura”, afirmou.
Com bom humor, o senador encerrou dizendo: “E como o parintinense gosta dessa pavulagem, quem sabe Parintins não vai ser a primeira cidade amazonense a estar interligada com o resto do Brasil.”
As novas unidades de microcrédito do Banco da Amazônia reforçam o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável, a inclusão financeira e a geração de emprego e renda na região Norte.

