Coari revela vencedores do maior festival cultural de agremiações do interior amazonense
Após seis noites de espetáculos, a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), divulgou neste domingo (21), no Centro Cultural, os resultados da apuração do VIII Festival Cultural de Coari 2025. Das 21 agremiações que disputaram em nove modalidades artísticas, nove foram premiadas, consolidando o evento como o maior em número de agremiações culturais do interior do Amazonas.
Entre os vencedores estão: Ciganinha de Ouro (Dança Internacional Infantil), Carimbó Pestalozziano (Dança Nacional Adulta), Pé na Cova (Quadrilha Cômica), Nascer do Sol (Quadrilha Caipira, subindo para a categoria Luxo), Sensação Junina (Quadrilha Luxo), Cigana (Dança Internacional) e Ciranda Paixão (Dança Regional). Já o Encontro de Bumbás (Boi-Bumbá) e o grupo Guerreiro da Floresta (Povos Originários), receberam troféus de participação.
O secretário municipal de Cultura, César Vasquez, destacou a importância do festival para a valorização da cultura local e a geração de emprego e renda.
“O sentimento de hoje é gratidão: gratidão a todas as agremiações que participaram, ao prefeito Adail Pinheiro e ao vice Emanoel Pinheiro, que não medem esforços para que a cultura de Coari cresça. Ganha-se em algumas categorias e perde-se em outras, mas na verdade todos ganham, porque o festival se fortalece a cada ano. Nosso desafio é fazer com que ele seja ainda maior, reconhecido no estado e, futuramente, em todo o Brasil”, afirmou.
O coordenador da quadrilha Sensação Junina, campeã na categoria Luxo, celebrou a conquista em seu primeiro ano na disputa. “Foi um desafio muito grande para nós, mas o trabalho valeu a pena. É emocionante vencer dessa forma. Só tenho gratidão aos dançarinos e à coordenação, porque ninguém vence nada sozinho. Esperamos voltar em 2026 com um trabalho ainda mais grandioso”, disse Dheisson da Costa.
O VIII Festival Cultural de Coari encerrou a edição 2025 reafirmando seu papel de celebração da diversidade e da tradição, reunindo diferentes expressões artísticas e movimentando a cidade com arte, alegria e união.













