Deputado Fausto Junior cobra explicações da Casa Civil sobre revogação de colegiado da BR-319
Brasil – O deputado federal Fausto Júnior (União-AM) apresentou, nesta quarta-feira (03), um Requerimento de Informação à Casa Civil da Presidência da República, solicitando esclarecimentos sobre a revogação da Portaria nº 727/2025, que havia criado colegiados interministeriais para coordenar o Plano de Ação para o Fortalecimento da Gestão Socioambiental da BR-319.
Segundo o parlamentar, a decisão de extinguir o colegiado poucos dias após sua criação, e sem qualquer justificativa pública, frustra expectativas legítimas da sociedade. “A criação do colegiado foi celebrada como sinal de prioridade para a BR-319. A revogação sem explicações frustrou expectativas e deixou a sociedade sem respostas”, afirmou Fausto Jr.
A rodovia é a única ligação terrestre de Manaus com o Brasil. Além disso, Fausto Júnior conseguiu aprovar na Câmara uma audiência pública para investigar a falta de manutenção de pontes federais, como as que desabaram na BR-319, deixando comunidades isoladas e provocando tragédias.
O parlamentar destacou que os recentes desabamentos de pontes no país, como os casos na BR-319, no Amazonas, e na BR-226, entre Tocantins e Maranhão expõem não apenas falhas na fiscalização e na gestão de recursos públicos, mas também resultam em tragédias humanas e prejuízos sociais e econômicos irreparáveis. “Não podemos aceitar descaso com a infraestrutura.
O Amazonas exige respeito, transparência e soluções urgentes”, reforçou o parlamentar. Fausto Jr. lembrou ainda que a BR-319 é vital para o desenvolvimento regional e que não se trata de um detalhe burocrático, mas de uma questão estratégica e de interesse nacional.
“Não aceitaremos que a BR-319 siga como promessa esquecida”, concluiu.