Português oferece 500 euros por “cabeça de brasileiro”
Um vídeo publicado no TikTok gerou repercussão após um homem oferecer recompensa de € 500 (cerca de R$ 3,2 mil na cotação desta terça-feira, 2) por ataques contra brasileiros em Portugal. Nas imagens, ele utiliza termos pejorativos para se referir aos imigrantes e propõe pagamento “por cada cabeça de brasileiro”.
Em registros de tela que circulam nas redes sociais, o perfil do autor do vídeo aparece identificado como João Paulo Silva Oliveira. A conta, no entanto, já não estava ativa no TikTok no momento da consulta feita nesta terça-feira.
No vídeo, o homem afirma que a proposta seria uma resposta a supostas ofensas contra portugueses. Ele conclui o conteúdo dizendo que pretende “usar as mesmas armas para esculhambar os zucas”, expressão usada de forma pejorativa para brasileiros.
Após denúncias sobre o caso, a padaria onde o homem trabalhava, em Aveiro, publicou comunicado em sua conta no Instagram informando que ele não integra mais a equipe da unidade. A empresa destacou que não compactua com atitudes discriminatórias e reforçou compromisso com respeito e inclusão.
O autor do vídeo ainda não foi localizado para comentar o caso. O Ministério das Relações Exteriores foi procurado para se manifestar.