Prefeitura de Coari

Palestra alusiva ao agosto lilás reúne mais de 700 mulheres em Coari

Uma palestra em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, reuniu mais de 700 participantes nesta sexta-feira (22), no Auditório Silvério José Nery, em Coari. O encontro destacou a importância da informação, da reflexão e do fortalecimento da rede de apoio e proteção para enfrentar todas as formas de violência.

A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e contou com a presença de representantes de órgãos da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, profissionais da área e participantes da comunidade.

A psicóloga Aline de Oliveira Rocha abordou as desigualdades de gênero mais comuns e os impactos na vida das mulheres brasileiras.

A delegada Kássia Evangelista, titular da Delegacia Especializada de Polícia de Coari, destacou a relevância do evento. “O objetivo foi trazer esclarecimento e informação para as mulheres coarienses sobre o que são as violências contra a mulher, o que é a Lei Maria da Penha, todas as formas de proteção que essa lei oferece e como buscar ajuda”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência Social, Elaine Vasquez, celebrou a participação expressiva do público. “Mais de 700 mulheres participaram dessa palestra importante sobre o combate à violência contra as mulheres. Nosso agradecimento ao prefeito Adail Pinheiro e a todos que contribuíram para o sucesso do evento”, disse.

Sobre a campanha

Criada para dar visibilidade ao enfrentamento da violência doméstica e familiar, a campanha Agosto Lilás reforça a divulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), considerada um marco na proteção das mulheres no Brasil.

Durante todo o mês, são promovidas palestras, rodas de conversa, mobilizações e ações educativas para orientar a população sobre os diferentes tipos de violência (física, psicológica, sexual, moral e patrimonial), incentivar denúncias e fortalecer a rede de apoio e proteção.

O lilás, símbolo da campanha, representa o feminismo e a luta por igualdade e respeito. A mobilização lembra que a violência contra a mulher é crime e deve ser denunciada. O principal canal de atendimento é o telefone 180, serviço nacional de apoio às mulheres em situação de violência.

Confira alguns registros do evento:

Publicidade