Prefeitura de Manaus

Médicos da Semsa participam de capacitação para ampliação da oferta do DIU em Manaus

A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta segunda-feira, 18/8, mais uma etapa do processo de capacitação de 16 médicos que irão atuar na retirada e inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) na rede municipal de saúde. A programação foi realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) Armando Mendes, conjunto Manoa, Cidade Nova (zona Norte), com aulas teóricas e treino com modelo anatômico.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conta com 33 Unidades de Saúde que já realizam a inserção do DIU de cobre, método contraceptivo que apresenta um índice 99% de efetividade para evitar a gravidez não intencional. Com a capacitação de mais um grupo de médicos, o objetivo é ampliar para mais 16 os pontos de atendimento a partir do mês de dezembro de 2025.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Lúcia Freitas, explicou que a capacitação faz parte do planejamento para ampliação da oferta do serviço na Atenção Básica, com o fortalecimento do acesso à inserção do DIU.

“O serviço é disponibilizado em unidades de saúde nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural. O curso para a nova turma vem sendo realizado de forma híbrida, com atividades on-line e presenciais. Os médicos realizaram primeiro as atividades na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Escola de Saúde Pública (Esap/Semsa) e agora estão participando de atividades teóricas e práticas. Após essa etapa, o grupo de médicos terá 90 dias de prática acompanhados por médicos preceptores nas unidades de saúde”, informa Lúcia Freitas.

Para a médica Daniela Pampolha Fernandes, que atua como preceptora na formação de médicos para a inserção e retirada do DIU, o método contraceptivo traz muitas vantagens por não ser um método hormonal, ter alta efetividade e pelo fato do DIU permanecer em uso por até 10 anos após a inserção.

“É um método contraceptivo que permite uma maior autonomia e empoderamento da mulher para escolher o momento da gravidez, o que vai impactar diretamente no índice de mortalidade materna. Quando há um planejamento, você tira o risco de uma gravidez indesejada, em uma idade indevida ou quando a paciente apresenta uma condição clínica que não seria a ideal para uma gestação naquele momento”, aponta Daniela Fernandes.

Atuando no atendimento do pré-natal moderado e de alto risco na USF Armando Mendes, Daniela Fernandes realiza em média 32 atendimentos para inserção do DIU a cada mês, tendo mais de 10 anos de experiência com a oferta do método contraceptivo.

A médica conta que a procura pelo serviço já foi bem menor e as pacientes que buscavam a inserção do DIU eram mulheres já com filhos, mas que a demanda vem aumentando a cada ano, envolvendo mulheres de todas as idades, incluindo jovens sem filhos.

“Ter uma maior autonomia para escolher o melhor momento da gravidez vai impactar na saúde geral da mulher. Quando o acompanhamento ocorre antes do pré-natal, é possível orientar melhor a paciente. Se é um caso de paciente obesa ou pré-diabética, podemos orientar sobre melhorar a alimentação e reduzir o peso, para que a gravidez possa ocorrer com menor risco”, destacou Daniela Fernandes.

A médica Bárbara da Silva Parente trabalha a Unidade Básica de Saúde
Rural Ephigênio Sales, no Km 45, rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara), e é uma das participantes do curso que vai ampliar as opções de métodos contraceptivos também na zona rural de Manaus.

“A UBS atende moradores de diversas comunidades rurais e recebe demanda para a inserção DIU. As pacientes são encaminhadas para outra Unidade de Saúde Rural que já oferece o serviço. Com a ampliação da oferta na rede de saúde, as mulheres terão um melhor acesso e mais uma opção para o controle de natalidade e planejamento familiar”, ressaltou Bárbara Parente.

A etapa prática do curso será encerrada na manhã desta segunda-feira, 18/8, na USF Armando Mendes, conjunto Manoa, Cidade Nova (zona Norte), das 8h às 12h, com a inserção do DIU em 15 pacientes selecionadas nos Distritos de Saúde (Disas).

Publicidade