Florianópolis

Florianópolis libera nova ponte da Lagoa da Conceição nesta sexta (4)

A maior obra de infraestrutura urbana atualmente em execução em Florianópolis começa a ser entregue à população. A nova ponte da Lagoa da Conceição será parcialmente liberada ao tráfego de veículos a partir desta sexta-feira, 4 de julho. Com investimento de R$ 53 milhões, a estrutura já está asfaltada, iluminada e com sinalização pronta para o uso.

Neste primeiro momento, apenas a faixa da direita estará disponível para os motoristas que seguem no sentido avenida das Rendeiras. No sentido oposto, os condutores continuarão utilizando a ponte antiga. A liberação completa está prevista ainda para este mês, após a conclusão das cabeceiras e da nova rotatória.

A construção da nova ponte teve início em abril de 2023 e envolveu uma série de etapas importantes: dois aterros de rocha para as cabeceiras, nove blocos/pilares, estruturas de concreto para pistas, ciclovia e passeios, além da instalação de barreiras de proteção e guarda-corpos. Ao todo, são 214 metros de extensão e 17 metros de largura.

A nova ponte também foi pensada para melhorar significativamente o tráfego de embarcações, com um vão livre três vezes maior que o da estrutura anterior. A altura, que antes era de até 1,80 metros nas marés mais altas, agora chega a seis metros. A largura de passagem para os barcos também aumentou de nove para 30 metros.

Pensada para integrar diferentes modais, a ponte conta com duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, ciclovia bidirecional de 2,8 metros e dois passeios laterais de 2,5 metros. A proposta é favorecer não apenas motoristas, mas também pedestres e ciclistas, conectando a ciclovia das Rendeiras ao Terminal de Integração da Lagoa (Tilag).

A nova dinâmica de trânsito prevê alterações no acesso à ponte. Quem estiver na SC-404 (Rua Henrique Veras do Nascimento), no Centrinho da Lagoa, deverá seguir pela lateral da rótula na Rua Manoel Isidoro da Silveira para acessar a nova travessia. Já quem estiver nas Rendeiras continuará usando a ponte antiga, com a opção de virar à direita para o Canto dos Araçás ou seguir reto pelo Centrinho.

A expectativa é que, com a entrega total da obra, a mobilidade entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche, seja amplamente beneficiada, reduzindo gargalos históricos e valorizando a região.

Publicidade