fausto jr

Fausto Santos Jr. pede audiência pública para discutir impactos da demora no licenciamento da BR-319

O deputado federal Fausto Júnior (União/AM) protocolou requerimento na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (20), solicitando a realização de uma audiência pública para debater os impactos socioeconômicos causados pela demora no processo de licenciamento ambiental para a repavimentação da BR-319, estrada que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).

A BR-319 é a única via terrestre que conecta o estado do Amazonas ao restante do país, sendo essencial para o transporte de pessoas, insumos, alimentos e, em momentos críticos, até oxigênio hospitalar — como ocorreu durante a crise sanitária de 2021, em Manaus. A paralisação da repavimentação compromete o acesso a políticas sociais, o desenvolvimento regional e a segurança da população.

“A reconstrução da BR-319 é um passo essencial para tirar o Amazonas do isolamento. Precisamos discutir com urgência os motivos dessa estagnação e encontrar caminhos para que a obra avance com responsabilidade ambiental, mas sem comprometer o bem-estar de milhões de amazonenses”, afirmou o deputado.

Publicidade