Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus participa de oficina voltada à preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), marcou presença na ‘2ª Oficina Estadual voltada à Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública’, evento realizado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de fortalecer a capacidade de resposta das instituições a situações que demandam ações de controle, prevenção e contenção de danos à saúde da população. A atividade iniciou na quarta-feira, 14/5, no Quality Hotel, na zona Centro-Sul da capital.

Na solenidade de abertura do evento, a titular da Semsa, Shádia Fraxe, destacou a articulação entre as instituições como essencial para fortalecer a capacidade de resposta na área da saúde frente às emergências.

“Discutir e aprimorar a capacidade de resposta frente às emergências em saúde pública é, sobretudo, reconhecer a vigilância como uma função essencial do SUS. Importante ressaltar que a nossa resposta não está restrita a uma ação técnica isolada, mas como uma política estruturante e transversal, que exige articulação permanente entre os entes federativos e entre os diferentes pontos de atenção”, destacou a secretária municipal de saúde.

A gestora ressaltou que a Semsa prioriza o reforço da Vigilância em Saúde como eixo integrador entre as áreas assistenciais e de prevenção e destacou que a experiência da Secretaria na gestão da pandemia de Covid-19, nas respostas aos surtos de arboviroses e nas recentes emergências decorrentes da estiagem extrema de 2023, evidenciou a importância de redes integradas, protocolos claros, comunicação ágil e decisões baseadas em evidências.

“Compreendemos que a Atenção Primária à Saúde é um ponto fundamental na vigilância sensível e na resposta oportuna, especialmente em territórios de alta vulnerabilidade social. Por isso, temos desenvolvido protocolos de preparação para emergências com base em risco local, integrado equipes de resposta rápida nos Distritos de Saúde e investido na formação permanente dos nossos profissionais”.

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o evento será encerrado nesta quinta-feira, 15/5, e ao final serão apresentadas propostas para fortalecer as ações frente a eventos que envolvam surtos, desastres naturais, epidemias e outros eventos exigem ações rápidas e assertivas da área da saúde.

Publicidade