Destaque

Morre aos 89 anos “Pepe” Mujica, o presidente mais humilde do mundo

José “Pepe” Mujica ficou mundialmente famoso como “o presidente mais humilde do mundo” devido ao seu estilo de vida austero e simples durante seu mandato como presidente do Uruguai (2010-2015). Ele rejeitou a residência oficial e preferiu viver em uma modesta chácara nos arredores de Montevidéu, onde cultivava flores ao lado de sua esposa, Lucía Topolansky.

Mujica era conhecido por dirigir um Fusca antigo, vestir-se de maneira simples — frequentemente sem gravata e até de sandálias em eventos oficiais — e possuir poucos bens materiais. Ele doava a maior parte de seu salário presidencial para projetos sociais, ficando com uma quantia suficiente apenas para cobrir suas despesas básicas.

Apesar de seu estilo de vida simples, Mujica nunca se considerou pobre. Ele preferia dizer que praticava a “sobriedade no viver” e acreditava que “pobres são aqueles que precisam de muito”. Para ele, viver com pouco era uma escolha consciente para preservar sua liberdade e a coerência com os valores que defendia.

Esse comportamento, raro entre chefes de Estado, lhe conferiu o apelido de “o presidente mais pobre do mundo” e o tornou um símbolo internacional de simplicidade e compromisso com a igualdade social. 

Publicidade