Prefeitura de São José SC

Escolas de São José buscam  incentivar vida saudável  com avaliação nutricional de alunos

Os estudantes da rede municipal de São José são avaliados periodicamente em uma ação que mede peso e altura para diagnóstico nutricional. A iniciativa, realizada pelas secretarias de Educação e Saúde, integra o Programa Saúde na Escola (PSE) e visa identificar  sobrepeso e obesidade entre crianças e adolescentes, além de promover o encaminhamento para acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em casos que apresentem riscos à saúde do aluno.

A partir das informações coletadas, foi realizada a classificação do diagnóstico nutricional, seguindo parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS).Dos 14.320 alunos avaliados em 2024, 13,45% apresentaram sobrepeso, 8,58% obesidade e 2,67% obesidade grave.

A secretária de Educação, Cláudia Macário, destacou a importância da ação para o planejamento de políticas públicas mais efetivas. “Os resultados vão fornecer subsídios para que a equipe técnica de nutrição do município planeje e execute ações de promoção da alimentação saudável. Nosso compromisso é com o futuro das nossas crianças, garantindo saúde e qualidade de vida já na escola”, afirmou.

O levantamento envolve estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Professores de Educação Física são os responsáveis pelas medições de peso e altura, enquanto outros dados como intolerâncias alimentares e condições específicas de saúde são informados pelas unidades escolares.

A coordenadora do PSE na Educação, Eliane Fátima Rover, ressaltou que o sucesso do programa é resultado da colaboração entre diferentes áreas. “O PSE é um programa intersetorial e demanda diálogo, envolvimento e escuta ativa. Ele só acontece com o esforço conjunto de professores, diretores, equipes de saúde e, principalmente, dos estudantes e suas famílias”, destacou.

Ela também enfatizou a importância da integração entre as equipes: “Temos uma equipe dedicada a articular demandas com agilidade, garantindo um atendimento de qualidade nas escolas. É esse elo entre os setores que permite respostas rápidas e eficazes”, acrescentou.

Para a pediatra Danielle Machado Moreira, coordenadora do programa na Secretaria de Saúde, os dados obtidos serão determinantes para futuras ações de saúde pública no município. “Essas informações são essenciais para planejarmos intervenções mais eficazes na promoção da saúde. A identificação precoce do sobrepeso e obesidade infantil é fundamental para evitar complicações no futuro e para estimular hábitos alimentares saudáveis desde a infância”, ressaltou.

A avaliação nutricional é realizada anualmente nas escolas municipais e integra o calendário permanente de ações de promoção à saúde desenvolvido pela Prefeitura de São José.

Publicidade