Fausto Júnior se reúne com o Ministro de Portos e Aeroportos para tratar da modernização do aeroporto de Tapauá
O deputado federal Fausto Júnior se reuniu nesta terça-feira (15) com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para discutir a modernização dos aeroportos regionais no Amazonas. Um dos principais pontos da pauta foi a reforma do aeródromo de Tapauá, município localizado no sul do estado e considerado um dos mais isolados da região.
O encontro, que também contou com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Aviação Civil e da Prefeitura de Tapauá, teve como foco a melhoria da infraestrutura de transporte aéreo em áreas remotas da Amazônia. De acordo com o ministério, o aeródromo de Tapauá já está incluído no Programa Ampliar, e o edital deve ser lançado nos próximos 30 dias.
“Esse aeroporto será muito estratégico. Isso tem um impacto social muito forte”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.
Fausto Júnior destacou a urgência da intervenção, principalmente diante das dificuldades de deslocamento enfrentadas pela população. “Hoje, Tapauá é o município mais isolado do estado. Essa é uma pauta humanitária. Estamos falando de encurtar distâncias, garantir acesso à saúde, educação e geração de emprego. É sobre melhorar a vida de quem vive longe dos grandes centros. Vamos fazer com que esse grande sonho do povo de Tapauá saia do papel”, afirmou o deputado.
Atualmente, o trajeto entre Tapauá e Manaus leva de três a quatro dias de barco, o que evidencia a importância do transporte aéreo para a região.
“Um dos nossos maiores sonhos é o nosso aeroporto, que vai ajudar não só Tapauá, como também outros municípios”, declarou o prefeito Gamaliel Andrade.
A modernização dos aeroportos regionais é uma pauta prioritária do parlamentar, que pretende ampliar as discussões para beneficiar outros municípios do interior.

