Elan Alencar pode ter o mesmo fim que vereador de Presidente Figueiredo; entenda
AMAZONAS – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) decidiu, por unanimidade, nesta terça-feira, 15, cassar os registros de candidatura e os diplomas de todos os candidatos proporcionais do PL no município Presidente Figueiredo, incluindo o vereador eleito Maronilson Costa de Fontes (Mário Costa), por fraude na cota de gênero.
O vereador da Câmara Municipal de Manaus, Elan Alencar pode ter o mesmo fim que o vereador Figueirense, também por fraude na cota de gênero nas eleições de 2024.
No caso de Elan, das 12 candidatas registradas pelo DC, seis apresentaram prestação de contas zerada, sem movimentação financeira ou evidências de campanha. Esses elementos configuram fraude à cota de gênero, segundo a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Caso a fraude seja comprovada, todos os votos do partido podem ser anulados, resultando na cassação do mandato do vereador Elan Alencar.
A audiência de instrução e julgamento do vereador Elan Alencar, sobre a fraude que, aconteceria no dia 10/04, foi adiada para o dia 22/04 às 8h.
Essa é a última oportunidade que o vereador terá de salvar seu mandato, do contrário, assim como o vereador Figueirense, Elan Alencar será cassado e perderá seu mandato.