São José fortalece atenção à saúde da mulher com atendimento especializado
Município investe na prevenção, acompanhamento e cuidado integral, com foco na autonomia das mulheres
A Prefeitura de São José tem intensificado as ações voltadas à saúde da mulher, promovendo um atendimento que vai da atenção básica ao cuidado especializado. Todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) possuem um médico ginecologista, um diferencial entre os municípios da região. Em média, são realizadas 2 mil consultas ginecológicas por mês.
As UBSs são a porta de entrada para uma ampla rede de serviços que garantem acolhimento, prevenção e acompanhamento contínuo em todas as fases da vida. Mensalmente, cerca de 1,5 mil consultas de pré-natal são realizadas nas UBSs, com a captação média de 210 novas gestantes. O acompanhamento do pós-parto também é garantido, com agendamento da consulta puerperal ainda durante a internação hospitalar.
A prevenção do câncer de colo de útero é realizada com a coleta do exame citopatológico (Papanicolau), disponível tanto por livre demanda quanto por agendamento. Só em 2024, foram realizados mais de 19 mil exames. A detecção precoce do câncer de mama também é prioridade, com cerca de mil mamografias mensais oferecidas em clínicas credenciadas. Ao todo, foram mais de 10 mil exames realizados.
As UBSs oferecem consultas médicas e de enfermagem voltadas à saúde reprodutiva, com acesso a diversos métodos contraceptivos como anticoncepcionais orais, injetáveis, DIU e pílula de emergência. Além disso, o município orienta e realiza o encaminhamento de procedimentos de laqueadura e vasectomia, conforme as diretrizes da nova legislação.
Outra iniciativa de destaque é o Projeto Lunas, que promove o acesso a absorventes higiênicos para pessoas que menstruam e estão em situação de vulnerabilidade. Atualmente, 603 mulheres estão cadastradas e sendo atendidas pelo programa.
Atenção especializada
Para os casos que exigem acompanhamento especializado, o município disponibiliza o Centro de Referência em Saúde da Mulher, localizado na Policlínica de Forquilhinha. No espaço, são oferecidos atendimentos como colposcopia, mastologia, pré-natal de alto risco, suporte nutricional e o atendimento do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM).
Com equipe composta por médicos mastologistas, ginecologistas, obstetras e especialistas em diagnóstico por imagem, o centro realiza mensalmente cerca de 50 colposcopias e atendimentos contínuos a mulheres com alterações mamárias, gestantes de alto risco e mães em fase de amamentação.


