Diego Afonso assina requerimento para abertura de CPI na CMM
A propositura visa investigar a aplicação dos empréstimos liberados para a Prefeitura de Manaus
O vereador Diego Afonso (União Brasil) assinou, nesta segunda-feira (7 de abril), requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a aplicação dos empréstimos aprovados e liberados para a Prefeitura de Manaus até 2024. A assinatura aconteceu durante a sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Em seu discurso, o parlamentar lembrou que a Prefeitura já recebeu quatro empréstimos desde o início de sua gestão, no valor total de R$ 1,680 bilhões, para a realização de obras estruturantes na cidade, em áreas como educação, saúde, infraestrutura e transporte público. No entanto, Diego Afonso diz que não vê melhorias no município.
“É um volume muito alto que tem sido movimentado e não temos nenhuma resposta concreta. Nenhuma obra mínima que mude a vidas das pessoas foi entregue. Nenhuma ação de prevenção de desastres naturais, como as contenções de erosões não foi feita. E o resultado está aí, a exemplo do Mauazinho onde muitas famílias perderam suas casas, e da comunidade Fazendinha, que ceifou a vida da líder comunitária, Sammya Maciel”, disse o vereador.
Ele explica ainda que a CPI será fundamental para trazer à tona possíveis irregularidades e dar uma resposta à sociedade de como estão sendo aplicados os recursos e empréstimos solicitados pelo chefe do Executivo Municipal — que até agora não se traduziram em obras ou melhorias reais para a vida da população.
“Hoje demos um passo importante do nosso compromisso com a transparência e o bom uso dos recursos públicos assinando a CPI dos Empréstimos. Nosso dever é fiscalizar, cobrar e garantir que o dinheiro do povo seja utilizado de forma correta. A população paga impostos e só vê a cidade abandonada. A CPI é um instrumento legítimo para investigar e cobrar quem deve explicações e o prefeito de Manaus deve muitas explicações para toda a população”, frisou Diego Afonso.
A propositura da CPI é de iniciativa do vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) que, atualmente, está na fase de coleta de assinatura.