Prefeitura de Coari

Prefeitura de Coari recebe equipe de projeto que avalia UBS fluvial

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu, nesta quinta-feira (27), a equipe do Projeto Diagnóstico das Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF), que integra a Expedição do Rio Amazonas e Madeira, responsável pela realização da pesquisa em 11 municípios amazonenses.

De acordo com a pesquisadora Ingrid Tomé, a iniciativa tem como objetivo avaliar a estrutura, o funcionamento e a política de atendimento das UBSF, além de analisar a atuação das equipes e a experiência dos usuários, independentemente de as unidades estarem ativas ou desativadas nos municípios, para subsidiar projetos de reativação, ampliação e qualificação das Estratégias de Saúde da Família na Amazônia.

O estudo é realizado nos estados do Amazonas, Pará, Acre e Roraima, e é conduzido pela ONG Projeto Saúde & Alegria (PSA), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), responsável pela avaliação naval. Também participam do projeto o Instituto de Pesquisas Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e outras instituições, com financiamento da Vale S.A.

O PSA é uma iniciativa civil sem fins lucrativos que atua desde 1987 na Amazônia brasileira, promovendo e apoiando processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável. Em Coari, a equipe do projeto foi recebida pelos secretários – titular e adjuntos – e pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Após a reunião, a equipe se deslocou até a aldeia indígena Divino Espírito Santo do Izidório, no Lago Coari, para acompanhar a atuação da UBS Fluvial do município. A unidade participava de uma Ação Cívico-Social promovida pelo Comando de Fronteira Japurá/17º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro, com apoio da Semsa, que levou atendimentos médicos e odontológicos aos moradores, além de atividades recreativas para as crianças da região.

Publicidade