Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da CMM planeja ações de fiscalização e melhoria de programas municipais
Colegiado pretende fortalecer o diálogo com associações e secretarias responsáveis por iniciativas voltadas às pessoas com deficiência, buscando ampliar a representatividade e a eficiência das medidas adotadas
A Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio da 23ª Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, se reuniu para discutir a atuação do colegiado e definir um cronograma de ações prioritárias. Durante o encontro, os parlamentares estabeleceram que a Comissão intensificará o acompanhamento das ações e programas desenvolvidos pela Prefeitura de Manaus a fim de garantir que as políticas públicas sejam eficazes e atendam, de fato, às necessidades da população.
Na discussão sobre a melhoria dos serviços, a vereadora destacou a necessidade de fiscalizar as ações da prefeitura, garantindo que as demandas da população sejam atendidas de forma eficiente.
“Estaremos fazendo as visitas técnicas para verificar o que a prefeitura vai oferecer para essas pessoas e o que estiver sendo oferecido, estaremos sugerindo, indicando e acompanhando o que vai ser oferecido pela prefeitura. São várias as situações que estaremos acompanhando para verificar as prioridades”, destaca a vereadora.
O colegiado pretende fortalecer o diálogo com associações e secretarias responsáveis por iniciativas voltadas às pessoas com deficiência, buscando ampliar a representatividade e a eficiência das medidas adotadas.
O presidente da Comissão, Marco Castilhos (União Brasil), falou sobre a importância de realizar um acompanhamento constante e da prestação de contas junto à população, assegurando que as propostas e sugestões contribuam para a melhoria dos serviços públicos destinados às pessoas com deficiência.
“A nossa Comissão fará um planejamento de atuação na questão de cronograma, assim como de atendimento à Secretaria de Assistência Social (Semasc). Vamos agendar, também, reuniões com associações que tratam dessa temática tão importante. Precisamos ter ciência daquilo que acontece na nossa cidade”, enfatiza o parlamentar.
Durante a 4ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (18 de fevereiro), o vereador Marco Castilhos também destacou a retomada da Secretaria de Estado de Assistência à Pessoa com Deficiência.
“É uma iniciativa louvável de recriar uma pasta de suma importância para o nosso Estado. Como presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, tenho a responsabilidade de organizar todos os projetos, requerimentos, debater políticas públicas junto com a sociedade e, com o Executivo Municipal, melhorar a acessibilidade, inclusão e igualdade dentro das escolas, nos centros esportivos e um melhor atendimento de saúde. Junto com meus pares, iremos fazer um trabalho eficiente e de resultado”, destacou.
O vereador informou que a Comissão já está trabalhando em alguns projetos, como a garantia da meia-entrada para pessoas com deficiência em eventos municipais e propostas voltadas para o atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A comissão iniciará os debates para organizar e agilizar a tramitação desses projetos.