Prefeitura de Parintins

Inclusão: Jogos e brincadeiras socializam crianças e adolescentes na 3ª Colônia de Férias, em Parintins

Os jogos esportivos, recreativos e de lazer, além dos passeios culturais e aproveitar um lanchinho diferenciado nesse fim de férias escolares, tem mudado a rotina diária de mais de 190 crianças e adolescentes, atendidas pelo projeto da 3ª Colônia de Férias, realizada pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Nesta edição, a semana intensa de atividades, vem fazendo a diferença na vida das crianças, em especial, para cinco alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), oportunizando, além da brincadeira e o lazer, fazer novas amizades e interação com os demais colegas, propondo o trabalho em equipe com momentos de descontração, aprendizagem e socialização.

Talisson Maciel, pai da pequena Júlia de 7 anos, destaca a motivação e o desenvolvimento da criança ao participar do projeto. “Achei muito bom! Aqui ela está se desenvolvendo, lhe motivando a acordar cedo pra vim brincar com o pessoal. Fico muito feliz, porque não é fácil pra gente que tem criança autista, mas esse projeto é muito gratificante, devido às nossas lutas com nossos filhos. Pra Júlia e pra mim está sendo muito bom. Ela está muito feliz e só tenho que agradecer a prefeitura pelo projeto”, ressalta.

Outro depoimento é de Rosângela Paiva, mãe do David Bernardo, de 12 anos. “Para o David que é uma criança autista, isso é muito importante e faz parte do desenvolvimento psicossocial dele, começando a interagir e criar uma certa independência, porque muitas das vezes, nós como mãe, somos muito protetora e acabamos não permitindo que nossos filhos quando ele tem qualquer deficiência, tenham essa vida social esse desenvolvimento, que pra eles, é muito importante”, explica.

Rosângela informa que é a segunda vez que o filho participa e agora se sente mais segura. “Esse é o segundo ano que o David participa da Colônia de férias. No ano passado, foi a parte que eu permitir mesmo estando apreensiva, mas esse ano, eu entreguei e disse não, ele está preparado. Isso pra ele é muito importante, acaba criando nele uma certa independência, quando chega em casa, ele me conta tudo, antes não tinha essa forma de se comunicar, dizer o que tinha feito e adora a parte do esporte, a visita no município de conhecer novos lugares”, conta.

Rosângela conclui parabenizando o poder municipal e o trabalho da equipe de professores da secretaria de esporte e lazer pela realização da nova edição do projeto. “A cada lugar que o David vai ele aprende por ter uma memória fotográfica. Os professores aqui da secretaria são dedicados, responsáveis e estão de parabéns, assim como, ao prefeito Mateus Assayag, por ter dado continuidade no trabalho que já vinha sendo desenvolvido na gestão anterior e estão de parabéns por continuar. Nossas crianças embora sejam elas atípicas ou não, elas precisam desse momento de lazer”.

A professora de Educação Física da Semjel, Diandra Motta, especialista em neuro psicopedagogia e Educação Especial, afirma que a realização das atividades esportivas, recreação, adaptaras e de lazer são importantes para as crianças com necessidades especiais.
“É uma satisfação e com o coração muito feliz que a gente está recebendo essas crianças. A secretaria tem uma equipe qualificada para atender essa demanda, por outro lado, ficamos tristes pelo grande número de pessoas com deficiência que a cidade tem e ter apenas cinco participando do projeto. Nossas atividades diversificadas foram todas programadas pra receber qualquer pessoa, seja ela com deficiência ou não”, ressalta a professora.

A 3ª Colônia de Férias iniciou na segunda-feira e encerra na manhã desta sexta-feira, 7 de fevereiro, com uma trilha sob o comando dos professores de Educação Física da Semjel e da equipe de Resgate.

Publicidade