PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS – Topazio promete melhorias em boxes no Mercado Público de Florianópolis: ‘Ficaram ultrapassados’
Evento comemorativo no vão central do Mercado Público reuniu autoridades e população; prefeito Topazio Neto assumiu compromisso com melhorias do espaço
A comemoração dos 126 anos do Mercado Público de Florianópolis teve bolo gigante e festa. O evento com autoridades, pouco depois das 12h de quarta-feira (5), reuniu o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD), o governador do Estado, Jorginho Mello (PL), além de secretários municipais e do Estado, vereadores e deputados.
Representantes de entidades, como CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Florianópolis, ACIF (Associação Empresarial de Florianópolis) e Associação dos Comerciantes do Mercado Público também participaram, além dos frequentadores assíduos daquele que é o principal ponto de encontro da cidade. À tarde, atrações culturais, como a apresentação do cantor Gazu e banda, e o tradicional Boi de Mamão.
O prefeito abriu as celebrações fazendo uma série de agradecimentos, começando pelo empresário Sérgio Koerich, do grupo empresarial familiar que patrocinou a festa.
Ele também agradeceu aos representantes da prefeitura que, diariamente, trabalham pelo Mercado, além dos comerciantes e da imprensa, sempre vigilante às questões do equipamento público, e às entidades empresariais e culturais da cidade com representações no evento.
“Com a ponte Hercílio Luz, o Mercado Público é um dos principais pontos visitados pelos turistas. Existe há 126 anos e vai viver eternamente. Cada vez mais, estamos melhorando e investindo aqui”, disse o prefeito em seu discurso.
O chefe do executivo estadual, Jorginho Mello, falou na sequência. Também cumprimentou as autoridades e frisou que o Mercado Público tem 126 anos de conquistas. “Quem vem do interior, como eu, tem que passar aqui. É a alma da cidade. Viva o Mercado Público nos seus 126 anos trazendo coisas boas a todos nós”, declarou Jorginho.
Após os discursos das autoridades, a reza de uma benzedeira e de vereadores ligados às igrejas Católica e Assembleia de Deus, houve o corte do bolo, e a potiguar Elza Teresinha da Silva, 81 anos, foi agraciada com o primeiro pedaço.
Ela vive há 24 anos em Florianópolis e conta que se mudou para Florianópolis porque, aqui, encontrou o grande amor da vida, o pescador Osvaldo Hermógenes da Silva.
“Fiquei feliz, homenageada com esse primeiro pedaço de bolo das mãos do governador Jorginho. Estou lisonjeada. Eu amo o Mercado Público, ambiente saudável, maravilhoso. Amo Florianópolis”, declarou.
![](https://portalmanchetebrasil.com.br/wp-content/uploads/2025/02/elza-teresinha-800x533-1.webp)
Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Katumi considera o Mercado Público um espaço formidável e reiterou que é onde as pessoas se encontram, tanto os manezinhos, que vão para relembrar o passado, quanto os turistas, que desejam conhecer a cultura da Ilha.
“O Mercado só vem evoluindo. Eu, como secretário, vou fazer esse espaço ser melhor aproveitado com os nossos artistas e nossas obras expostas aqui”, salientou.
Coordenadora executiva da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira é outra apaixonada pelo Mercado, segundo ela, por ser manezinha e porque os pais ajudaram a construir essa história.
“Minha mãe, por exemplo, saía da Armação do Pântano do Sul para vender renda aqui. Meu pai, pescador, trazia os peixes da Armação para vender aqui. Por isso, temos essa relação de pertencimento, amor, que cada vez se fortalece mais”, disse.
![](https://portalmanchetebrasil.com.br/wp-content/uploads/2025/02/mercado-publico-foto-germano-rorato-04-02-2025-8715-800x533-1.webp)
Mudanças do Mercado Público estão em andamento, diz Topazio
Em entrevista à repórter Kelly Borges, da NDTV, o prefeito Topazio falou sobre as melhorias fundamentais e que estão em andamento no Mercado. Segundo ele, a secretária de Administração, Cynthia d`Ivanenko, avançou na relação com o Ministério Público, que cobra uma série de ajustes.
“Esse é um prédio tombado, com mais de 100 anos, então qualquer intervenção tem que ser acompanhada pelo Patrimônio Histórico. Estamos fazendo essa interlocução. Em breve os banheiros serão melhorados. Temos algumas obras de acessibilidade e vamos fazer a licitação dos 12 boxes desocupados”, afirmou Topazio.
O prefeito destacou a importância do diálogo, porque a intenção inicial do Ministério Público era que as lojas vazias tivessem o mesmo tipo de comércio de dez anos atrás.
“O mundo mudou. Hoje, a intenção de compra das pessoas é outra e esses box fecharam exatamente porque ficaram ultrapassados. Vamos fazer uma nova seleção do tipo de loja que vamos abrir e lançar a licitação para ocupá-los. O Mercado, daqui para frente, tende a melhorar.”
![](https://portalmanchetebrasil.com.br/wp-content/uploads/2025/02/mercado-publico-foto-germano-rorato-04-02-2025-8810-800x533-1.webp)
Grupo ND custeou pintura do prédio no centenário
Um dos maiores cartões-postais de Florianópolis sempre teve espaço cativo na cobertura do Grupo ND. No centenário do Mercadão, em 1999, a TV O Estado, à época repetindo outra emissora antes do vínculo atual com a Record, criou o projeto 100 Anos do Mercado Público. Além de contar a história dessa referência da cultura e do comércio local, o projeto viabilizou a pintura de todo o prédio.
Quem entregou o prédio pintado num ato simbólico, em 5 de fevereiro de 1999, foi o então diretor superintendente da TV O Estado, Marcello Corrêa Petrelli, atualmente presidente do Grupo ND. Um torneio de dominó e uma corrida rústica também marcaram a comemoração. A pintura da fachada do Mercado, inclusive, rendeu à TV O Estado o prêmio “A Favor de Florianópolis”, da ACIF, na categoria Cultura/Educação, reconhecendo a preocupação da empresa, desde suas origens, com a comunidade da Ilha.