Militares da FAB são pr3s0s por traf1car dr0gas em voos e usar ‘mulas’ do interior do Amazonas
Três militares da Força Aérea Brasileira (FAB) foram presos durante a operação Queda, deflagrada pela Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), no interior do Amazonas. Eles transportavam drogas durante os voos e captavam “mulas” do tráfico no município para fazerem o serviço. Outras duas pessoas também foram presas.
De acordo com a delegada Grace Jardim, no grupo cada um tinha uma função, sendo os militares responsáveis por encontrar pessoas que fossem mulas, ou seja, levassem a droga em troca de dinheiro. Como São Gabriel da Cachoeira há muitas pessoas com poucas condições, eles não encontravam dificuldades.
Um homem, que também não teve a identidade revelada, financiava o esquema e faturava milhões com o tráfico de drogas, fazendo lavagem de dinheiro e declarando renda de apenas R$ 1 mil. Sete veículos usados pelo grupo foram apreendidos.
A operação é desdobramento de uma apreensão de 342 quilos de drogas realizada em 2024, resultado de uma ação integrada entre Polícias Civil e Militar à época. Na ocasião, um soldado da ativa do Exército Brasileiro e outros dois ex-militares foram presos.
Os militares presos na operação Queda permaneceram em silêncio e estão à disposição da Justiça.