Brasil vai cobrar explicação dos EUA pelo tratamento a deportados
O governo se posiciona contra o tratamento dado aos deportados brasileiros, que foram trazidos algemados e sob agressividade dos agentes de imigração
O Ministério das Relações Exteriores informou que pedirá explicações aos EUA sobre o tratamento de 88 brasileiros deportados. No voo, os passageiros foram algemados.
Esse procedimento gerou indignação das autoridades brasileiras. O Itamaraty detalhou que o chanceler Mauro Vieira se reuniu com a Polícia Federal e a Força Aérea Brasileira para discutir o caso.
Conforme o Ministério da Justiça, a Polícia Federal informou sobre o ocorrido. Em resposta, o presidente Lula ordenou que uma aeronave da FAB garantisse a segurança e a dignidade dos deportados.
Após a chegada dos brasileiros em Manaus, a Polícia Federal retirou as algemas e garantiu o cumprimento da soberania nacional. A medida foi uma precaução de segurança.
O Ministério da Justiça destacou, ainda, a importância de respeitar a dignidade humana, conforme a Constituição, em todas as situações.
A Embaixada dos EUA relatou que as autoridades brasileiras mantinham os brasileiros sob custódia. Além disso, ainda não foram esclarecidos os motivos de uso das algemas.