Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apresenta potencial da Zona Franca de Manaus e startups locais a representante dos EUA

A comitiva do Governo do Amazonas, formada por integrantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e do Escritório de Representação do Governo do Amazonas em São Paulo (ERGSP), realizou uma visita técnica à Zona Franca de Manaus (ZFM). A agenda incluiu também uma apresentação de 15 startups locais na Escola Superior de Tecnologia do Estado do Amazonas (EST/UEA) e visita ao Samsung Ocean, centro de inovação e capacitação tecnológica. 

A ação teve como objetivo destacar as potencialidades do modelo econômico sustentável da ZFM, além de promover o ecossistema de inovação da região. O convidado especial foi o representante do Departamento de Comércio do Consulado-Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo, Thales Demarchi, que veio conhecer de perto as iniciativas voltadas à tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade no Amazonas. 

De acordo com o secretário-executivo da CT&I da Sedecti, Jeibi Medeiros, essa agenda é estratégica para mostrar ao mundo o potencial da Zona Franca de Manaus e do ecossistema de inovação do Amazonas.

“Apresentar nossas startups, com soluções criativas e sustentáveis, ao representante do Consulado dos Estados Unidos é um passo importante para atrair investimentos e fortalecer parcerias internacionais que impulsionem o desenvolvimento econômico e tecnológico da nossa região”, destacou.

Destaques da agenda 

A visita começou com um tour técnico por fábricas da Zona Franca de Manaus, como a Honda e Recofarma, onde foram apresentados os processos produtivos, as inovações. A comitiva destacou o impacto da ZFM na geração de empregos, na atração de investimentos e no incentivo à pesquisa e inovação tecnológica. 

Em seguida, o grupo visitou o Samsung Ocean, centro de inovação mantido pela multinacional sul-coreana em Manaus. No espaço, foram apresentados projetos desenvolvidos em áreas como inteligência artificial, internet das coisas e realidade virtual, além de programas de capacitação que promovem a formação de talentos locais na área de tecnologia. 

Na EST/UEA, o representante dos Estados Unidos teve a oportunidade de conhecer 15 startups locais que estão despontando com soluções inovadoras em setores como biotecnologia, reciclagem, logística e outros. As startups apresentaram protótipos e ideias que reforçam o potencial do Amazonas como um polo tecnológico competitivo. 

O diretor da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, afirma que o encontro é importante para o desenvolvimento tecnológico do estado.

“É uma grande oportunidade para as nossas incubadoras apresentarem seus trabalhos e terem a oportunidade de firmar parcerias promissoras com os Estados Unidos. A UEA faz questão de apoiar esses movimentos no ecossistema da tecnologia e inovação, e estamos de portas abertas para seguir contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou.

Para a CEO da Navegam, uma empresa que iniciou suas atividades automatizando a venda de passagens fluviais e evoluiu para serviços de acompanhamento logístico rodoviário e fluvial na Amazônia, Michelle Guimarães, foi válida a oportunidade de apresentar seu negócio ao Consulado dos Estados Unidos.

“É muito importante termos esse momento, como estamos tendo agora com o departamento de comércio do governo dos Estados Unidos, porque precisamos fazer conexões que façam sentido tanto para quem precisa obter negócios amazônicos quanto para os negócios amazônicos terem sua oportunidade de expandir. Então, é um evento muito maravilhoso para que a gente possa mostrar a nossa potencialidade e, assim, gerar conexões futuras que possam ser prósperas”, destacou.

 Avaliação positiva 

Para o representante do Consulado Americano, Thales Demarchi, a visita foi uma oportunidade única para entender melhor o modelo da ZFM e as oportunidades de negócios na região. “Eu vim para Manaus para aprender mais sobre o tema de bioeconomia, soluções baseadas na natureza, e aprendi bastante para tentar identificar novas oportunidades de comércio bilateral entre os dois países”.

Próximos passos 

Com o sucesso da visita, o Governo do Amazonas planeja dar continuidade ao diálogo com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, buscando estreitar laços que possam gerar novos investimentos e parcerias no setor tecnológico e industrial.

Publicidade