Prefeitura anuncia plantio de 15 mil mudas em 2025 como parte do Plano de Arborização de Manaus
Quinze mil mudas serão plantadas em 50 espaços públicos da capital em 2025, conforme Programa de Arborização e Conservação Florestal (Manaus Verde), apresentado pela Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima).
O prefeito de Manaus em exercício, Renato Junior, assinou, junto ao secretário da Semmasclima, Fransuá Matos, o termo de compromisso na manhã desta segunda-feira, 13/1, em solenidade na avenida Constantino Nery. Na ocasião, teve início o plantio de 150 novas mudas de ipês, oiti (a mesma espécie da avenida Getúlio Vargas), jutairana e chuva de ouro da amazônia (lofantera) no trecho de 5 quilômetros, que vai do complexo viário de Flores até o Terminal de Integração 1.
“Plantio de árvore é a garantia de sobrevivência da nossa gente. Na gestão do prefeito David, a gente planta árvores com responsabilidade e, este ano, a gente vai triplicar o que fizemos só no ano passado. Vamos plantar 15 mil árvores. Arborização e clima da capital são prioridades da nossa gestão”, afirma o prefeito em exercício.
O programa Manaus Verde é o responsável pela arborização da capital amazonense. Ao longo de todo o ano, são realizados os serviços de produção, plantio e doação de mudas e a manutenção da arborização pública, com podas, adubação e fixação de tutores (acessórios para ajudar no equilíbrio e crescimento de mudas).
De 2021 a 2024, 23.026 mudas foram plantadas. No mesmo período, 261.339 foram doadas à população em 213 ações, contemplando um bairro e zona distinta da cidade, a cada semana. No Centro de Produção de Mudas, foram produzidas 542.615 unidades, nos últimos 4 anos.
“É um compromisso da atual gestão do prefeito David Almeida que possamos nos tornar referência em arborização e qualidade de vida. Este ato é um exemplo do compromisso que nós temos com essas metas ambientais, para que Manaus passe a ser também uma cidade exemplo quando se fala em meio ambiente no Brasil. Sem dúvidas, Manaus será uma cidade mais arborizada”, garante Fransuá Matos.
Manaus para o mundo ver
Manaus participa atualmente de dois programas internacionais relacionados à temática ambiental: o “Cidades à Frente” (Cities Foward), do departamento de Estado dos Estados Unidos da América, e do “Geração Restauração” (Generation Restoration), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que pertence à Organização das Nações Unidas (ONU).
Em ambos, a seleção de Manaus foi oportunizada pelas ações previstas no programa municipal Viva Mindu, que visa a regeneração, a longo prazo, de toda a bacia hidrográfica do igarapé do Mindu. Os impactos são ambientais, sociais, econômicos e climáticos de curto a longo prazo, beneficiando cerca de 800 mil pessoas que vivem nas proximidades do igarapé do Mindu, cuja extensão é de 22 quilômetros, ao longo de 17 bairros da cidade.