Manausprev dissemina educação previdenciária e alcança mais de 1,7 mil aposentados, pensionistas e servidores municipais
A Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, beneficiou 1.750 aposentados, pensionistas e servidores municipais em 103 ações do programa de Educação Previdenciária da autarquia em 2024. Para este ano, espera-se que o número de participações aumente, conforme a tendência identificada nos últimos quatro anos e ajustes que serão realizados para contemplar mais pessoas.
O balanço é do setor Psicossocial da Manausprev, que atua com atividades de acolhimento, capacitação, sensibilização e promoção da qualidade de vida. Segundo registros, em 2023, 1.715 pessoas foram atingidas com 98 ações. No ano de 2022, foram 496 participações, e outras 301 em 2021, mesmo com ações on-line, devido ao período de pandemia da Covid-19.
“A Manaus Previdência existe para garantir os direitos previdenciários dos segurados e beneficiários, mas transcende a atuação com ações psicossociais e educativas, atingindo nosso público-alvo em diversas fases: enquanto servidor ativo, quando está prestes a se aposentar, quando está no processo de aposentadoria ou pensão e no momento do usufruto do benefício. Além disso, o pensionista adolescente também recebe nossa atenção, assim como os agentes de Recursos Humanos, por meio de capacitações que permitem agilizar o processo”, explica a diretora-presidente em exercício da Manausprev, Lyvia Guimarães.
Para abranger esse público, a Manaus Previdência criou seis projetos: Orientação para Aposentadoria (Prepara Prev), Manausprev Itinerante, Feliz Vida Nova, Pensando o Futuro, Vitalidade e Acolher.
Neste ano, o calendário de atividades inicia com a realização do primeiro “Feliz Vida Nova”, ainda em janeiro, exclusivo para os recém-aposentados que são homenageados pela dedicação ao serviço público. As demais ações serão divulgadas oportunamente.
Conheça os projetos
Prepara Prev
O Programa de Orientação para Aposentadoria (Prepara Prev) contou com a participação de 367 servidores que estão há cerca de dois anos para completar os requisitos para a obtenção do benefício. A ação, além de informar, sensibiliza quanto à importância da vivência da aposentadoria com qualidade e planejamento.
Legislação previdenciária municipal, cuidados com a saúde mental e organização financeira e familiar na aposentadoria são alguns dos assuntos abordados.
Manausprev Itinerante
O programa Manausprev Itinerante compartilha e dissemina informações técnicas e jurídicas sobre a previdência do servidor público. Em 2024, 923 participantes usufruíram dos 26 encontros, entre eles, palestras, cursos e treinamentos voltados a servidores que atuam nos Recursos Humanos e de Gestão de Pessoas dos órgãos municipais.
Programa Vitalidade
O Vitalidade, no ano de 2024, teve a participação de 164 pessoas. Foram 21 atividades sensíveis aos efeitos da aposentadoria que na maioria dos casos ocorre juntamente com o processo acentuado do envelhecimento natural e uma série de transformações biopsicossociais.
É voltado também para pensionistas e oferta cursos e serviços, como artesanato, dança, beleza, idiomas, informática, cidadania, planejamento financeiro, estimulação cognitiva, canto, palestras e oficinas.
Pensando o Futuro
Neste projeto, a Manaus Previdência busca preparar os pensionistas adolescentes, com idade entre 14 e 21 anos incompletos, para a cessação da pensão por morte, de modo que lhes sejam apresentadas alternativas para o desenvolvimento pessoal e profissional. Foram 26 jovens beneficiados no ano passado.
Feliz Vida Nova
Por meio deste programa, a Manaus Previdência acolhe e integra os novos aposentados, dando as boas-vindas e homenageando pelas décadas de serviços prestados como servidor público. Em 2024, quatro ações envolveram 156 beneficiários.
Acolher
O projeto Acolher, desenvolvido durante a pandemia e nacionalmente premiado, acontece com um grupo de apoio ao luto, voltado aos pensionistas que tiveram o benefício de pensão por morte deferido, aos aposentados e também aos servidores ativos, que sofreram perdas por falecimento de familiar.
Em 2024, 114 pessoas foram acolhidas pelo suporte psicológico que auxilia no processo de luto de forma mais equilibrada e saudável.