Destaque

Ex-cantora gospel desabafa sobre cirurgia de redesignação de sexo: “Sofria por não reconhecer meu corpo”

Ella Viana, que no passado se apresentava como o cantor gospel Jotta A, comemorou em suas redes sociais a realização de sua cirurgia de redesignação sexual, que é um procedimento cirúrgico que visa alterar as características físicas dos órgãos genitais de uma pessoa.

A jovem de 27 anos explicou que sua transição de identidade começou em 2022, quando ela oficializou a mudança de gênero em seu registro civil: “Desde criança, eu sofria por não reconhecer o meu corpo. Mas só na fase adulta eu tive acompanhamento com um psicólogo e psiquiatra que me atestaram com disforia de gênero, e então eu pude saber sobre a cirurgia”.

A artista, revelada no programa Raul Gil, fez questão de esclarecer que a cirurgia de redesignação sexual não é indicada para todas as pessoas trans, mas para aquelas que, como ela, vivenciam a disforia de gênero. A cantora também revelou que a família apoiou sua decisão, apesar de ficarem inicialmente surpresos: “Muita gente ainda desconhece sobre essa cirurgia, e a reação de surpresa ainda é grande. Assim como foi com a minha mãe e irmã quando viram.”

Ella Viana destacou a falta de preparo da sociedade em lidar com a diversidade. A cantora trans afirmou que a reação do público, embora positiva em sua maioria, ainda revela um longo caminho a ser percorrido. 

“Apesar de estarmos no século 21, ainda existe muita desinformação. Eu, por exemplo, se tivesse informações na infância teria evitado tardar esse processo de reconexão com quem eu sempre fui. Hoje você pode ter acesso a essa cirurgia [apesar da grande fila] através do SUS’ destacou a cantora.

Publicidade