“Sem nenhum exagero”: Wilson Lima diz que hospital Delphina Aziz é o Sírio Libanês e Albert Einstein do Amazonas; veja vídeo
Amazonas – A declaração do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), comparando o Hospital e Pronto-Socorro Delfina Aziz aos renomados hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, de São Paulo, gerou polêmica nesta quinta-feira (19/12) e acendeu um debate sobre a realidade da saúde pública no estado. Durante um evento oficial, o governador afirmou: “Que é um hospital em que é referência. Sem nenhum exagero. Se você entra no hospital Delfina Aziz é como se você estivesse entrando no Sírio Libanês ou Einstein”.
Críticas e realidade do atendimento A fala, que tinha como objetivo enaltecer os serviços oferecidos pela unidade de saúde, foi criticada pela população e por profissionais da área médica. Muitos criticaram a comparação, apontando problemas crônicos no atendimento do Delfina Aziz, como longas filas, demora na realização de exames e falta de medicamentos essenciais.
Nas redes sociais, internautas rapidamente reagiram à declaração do governador. “Gostaria que o governador enfrentasse as mesmas filas que enfrentamos, para ver se ele ainda pensa assim”, comentou um usuário do Twitter. Outro destacou: “Comparar o Delfina Aziz com hospitais que são referências internacionais é um insulto a quem precisa de atendimento e não consegue”.
Profissionais de saúde também questionaram a declaração. Um médico que preferiu não se identificar disse: “O Delfina Aziz tem uma estrutura relativamente moderna, mas falta investimento contínuo e uma gestão eficiente para que possa se aproximar, mesmo que minimamente, dos padrões de serviço do Sírio Libanês ou Einstein”.