Destaque

GOLPE – Quadrilhas do Rio Grande do Sul usam foto de Delegado para aplicar golpe

Um funcionário público de Ouro Preto do Oeste, Rondônia, foi vítima de extorsão por um golpista que se passava por delegado do Rio Grande do Sul. O golpe, ocorrido na tarde desta quarta-feira de Cinzas, envolveu a prática conhecida como “golpe do nudes”, onde o golpista alega que a vítima se envolveu com um menor de idade e exige dinheiro sob ameaça de processo. O servidor foi enganado por alguém que utilizou a identidade falsa de Jader Ribeiro Duarte, supostamente delegado responsável pela Delegacia de Polícia Regional de São Luiz Gonzaga, RS.

A vítima foi convencida de que havia trocado mensagens íntimas com um adolescente de 15 anos e que os pais do suposto menor exigiam compensação financeira. Sob pressão, o servidor público transferiu R$ 800,00 via Pix ao farsante, que posteriormente solicitou quantias adicionais, totalizando uma demanda de R$ 3.200,00. A situação levou a vítima a questionar a legitimidade das exigências, interrompendo os pagamentos.

Em alerta o Delegado JANDER RIBEIRO DUARTE em entrevista nesta quinta (16) para a Rádio Gazeta sobre golpe que está sendo aplicado através de mensagens pelo telefone, ou aplicativo do WhatsApp. O alerta é para que, no momento em que a pessoa recebe a mensagem, não responda, pois assim estará permitindo aos golpistas acesso à todos os seus dados, contatos e mensagens trocadas pelo aplicativo.

”O momento é de preocupação com a pandemia mas temos que estar muito atentos pois os criminosos se aproveitam desse momento para aplicar golpes, e entre muitos que chegam até nós, esse informa que através do número 136, que estão falando do Ministério da Saúde, ou secretaria da Saúde, e estariam fazendo uma pesquisa. Eles encaminham um código e pedem que a pessoa responda, com isso, lhes é permitido acesso a todos os dados do telefone, contatos do Whats e conversa, e passam a procurar essas pessoas pedindo dinheiro, em nome da pessoa que remeteu o código”.

O delegado salienta que ao receber esse tipo de mensagem como aparece na imagem acima, tenham cuidado e não responsam reenviando o código.

”Estamos divulgando e pedindo a vocês da rádio que também divulguem para proteger os ouvintes”.

Os bandidos usam também as plataforma do OLX e Marketplace para aplicar golpe no ato da compra de algum item

Neste outro caso ele ligou para um senhor de idade se passando ser o Delegado Jander Ribeiro dando voz de prisão pelo whatsapp dizendo que o senhor tinha comprado roubo pelo OLX

Segundo Relatos em Rede social diversas pessoas já caíram no Golpe do falso delegado

https://www.instagram.com/portalgazetars/p/C22VURBgvXC
Publicidade