Fausto Jr. aciona AGU após novo pedido de suspensão de obras na BR-319
Após o pedido de suspensão de pavimentação da BR-319 pelo MInistério Público Federal (MPF), o deputado federal Fausto Santos Jr. (União-AM), acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para que o órgão se manifeste quanto aos motivos apontados na manifestação do MPF sobre a interrupção da recuperação da rodovia.
O parlamentar defende que a BR-319 não é apenas uma estrada, mas uma conexão vital que integra o Amazonas ao restante do Brasil, representando desenvolvimento econômico, inclusão social e melhoria na qualidade de vida de milhões de brasileiros.
O pedido do MPF para suspender mais uma vez o licenciamento das obras da BR-319, reforça Fausto, mais uma tentativa de ação protelatória e um retrocesso que limita o acesso a direitos básicos, como saúde, educação e transporte, especialmente para comunidades isoladas, povos tradicionais e indígenas que dependem dessa via para sua sobrevivência e dignidade.
“Por isso, estou acionando a Advocacia Geral da União (AGU), para que acompanhe de perto e sane todas as dúvidas e questionamentos na justiça do MPF quanto aos motivos do pedido da suspensão e aguardamos retorno quanto ao tema, para analisar e discutir junto à bancada do Amazonas quais providências poderemos adotar para garantir a execução das obras”, disse o parlamentar.
O desafio não é paralisar obras que beneficiam a população, mas sim garantir que elas sejam realizadas de forma responsável e sustentável, respeitando o meio ambiente e gerando progresso para todos, afirma Fausto Jr. “Não é justo manter a Amazônia desconectada do restante do país”, finaliza.
Para o parlamentar, ações como essas influenciaram no direito de ir e vir dos moradores dessas comunidades que dependem dessa estrada e estão sendo prejudicadas por interesses distantes e desconectados da realidade do povo amazonense e das necessidades mais urgentes.