Elan Alencar

Vereador Elan Alencar destaca a importância da campanha Outubro Rosa

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Elan Alencar (DC), alerta para a importância de manter a atenção sobre o câncer de mama, que vitima milhões de mulheres no Brasil e no mundo. O parlamentar alerta para a necessidade da prevenção, o que inclui uma atenção redobrada ao próprio corpo e a realização de exames.

“É de suma importância que todas as mulheres participem da campanha, colaborando para a disseminação de informação e, claro, se cuidando. Informação e cuidado são a chave para combater a doença”, diz o vereador, acrescentando que os homens também devem ficar atentos, já que a doença pode atingir a população masculina, mesmo que as chances sejam pequenas. “O câncer de mama é um problema sério e que não podemos ignorar”, pontuou.

“Minha irmã foi diagnosticada com câncer de mama e está realizando quimioterapia, creio em Deus na cura dela, tudo porque foi detectada a tempo e está tendo a chance de receber tratamento, quero que outras mulheres também tenham essa chance” destacou Elan.

Em Manaus, as mulheres podem acompanhar os diversos atendimentos ofertados, tanto pela Unidade Móvel de Saúde da Mulher, quanto nas Unidades de Saúde da Família (USF), através do site da SEMSA Manaus: https://www.manaus.am.gov.br/semsa/programas-e-servicos/saude-da-mulher/

Mortes no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil ficou abaixo da média mundial no número de mortes pela doença, ocupando a segunda faixa mais baixa, com 13 mil por 100 mil, ao lado de outros países como Canadá, Austrália e Estados Unidos, e à frente da França e do Reino Unido.

Para Elan, isso mostra que as políticas públicas para disseminar informação têm surtido efeito, o que reforça a necessidade de ampliá-las ainda mais. “Isso mostra que avançamos no que se refere ao acesso ao tratamento da doença em seu estágio inicial, o que é para se comemorar. Por outro lado, reforça a importância de estarmos cada vez mais vigilantes, fazendo exames regularmente. Trata-se da nossa saúde e da nossa vida, e isso não podemos negligenciar”, finalizou o parlamentar.

Publicidade