Governo do Amazonas entregou mais de 221 mil fraldas, nutrição e suplementos, em 14 dias
Ao todo, 2,1 mil pacientes da Atenção Básica foram beneficiados com os produtos distribuídos pela SES-AM
O Governo do Amazonas entregou aos usuários da rede pública de saúde, no período de 14 dias, desde que descentralizou o sistema de distribuição, no início do mês, 221.057 itens, entre fraldas, nutrição, suplementos, frascos e seringas, beneficiando 2.141 pacientes da Atenção Básica. Desse número total, foram 114.921 fraldas retiradas nas policlínicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), as demais foram distribuídas na Central de Medicamentos (Cema).
A descentralização do serviço passou a vigorar desde o dia 1º de outubro. Os pacientes que recebem somente fraldas, agora, são agendados para pegar o produto nas policlínicas mais próximas das suas residências. Os demais, que recebem fraldas junto com outros itens ou que precisam de outros tipos de produtos, continuam a ser atendidos na Cema.
O balanço das entregas realizadas abrange o período de 1º de outubro até segunda-feira (14/10). De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, além das fraldas, 1.205 pessoas foram beneficiadas com o recebimento de nutrição, suplementos, além de frascos e seringas.
“A descentralização da entrega para aqueles usuários que recebem somente fraldas foi uma medida que veio para dar maior comodidade. A ação faz parte da política de humanização do atendimento ao paciente que, através do SUS, recebe insumos para dar continuidade ao seu tratamento em casa”, destacou.
A secretária ressalta que os pacientes devem ter especial atenção em manter os seus cadastros atualizados na Cema, para que possam receber as mensagens de agendamento para recebimento dos produtos.
“A nossa orientação é que atualizem o cadastro, sempre que for necessário, informando um contato telefônico com whatsapp, ferramenta utilizada para enviar as mensagens informando o local, data e horário para a retirada dos materiais, o que deve ser feito no prazo de até três dias após o recebimento do aviso”, reforçou.
FOTO: Ana Sena/ SES-AM