Prefeitura de Manaus

Mais de 80 de escolas da Prefeitura de Manaus recebem selo do projeto ‘Juntos pela Vida’

Unidades de ensino da prefeitura recebem selo do projeto ‘Juntos pela Vida’ por alcance de alunos vacinados contra a Covid-19

Buscando certificar gestores e professores pelo papel fundamental no fortalecimento de uma sociedade consciente e protegida, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 11/10, a cerimônia de entrega do selo do projeto “Juntos pela Vida”, no auditório Eulálio Chaves, no minicampus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no bairro Coroado, zona Leste da cidade.

O projeto é uma realização do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e premiou 81 unidades da rede municipal de ensino, das 109 escolas que alcançaram o percentual mínimo de 80% de alunos vacinados contra a Covid-19, na faixa etária de 5 a 17 anos, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O secretário de Educação em exercício, Lourival Praia, destacou que o selo de vacinação reforça o compromisso da prefeitura com a educação. “A Semed tem o prazer de anunciar que 81 escolas da nossa rede foram premiadas no projeto ‘Juntos pela Vida’. Esse reconhecimento é um reflexo da nossa excelente performance na vacinação, tanto contra a Covid-19 quanto nas demais vacinas do Plano Nacional de Imunização. Estamos comprometidos com a qualidade da educação e, acima de tudo, com a saúde e o bem-estar de nossas crianças. Juntos, continuamos lutando pela vida”, afirmou.

Esta será a terceira edição do evento, que retrata o reconhecimento do esforço dos gestores e professores na construção de um ambiente escolar mais seguro e de uma sociedade mais protegida, com a ampliação da cobertura vacinal. Nesse sentido, a Semed implementou diversas estratégias pedagógicas e de mobilização de vacinação nas escolas, contando com o apoio da equipe da Gerência de Atividades Complementares e dos assessores das Divisões Distritais Zonais (DDZs).

Na oportunidade, a procuradora de Justiça e idealizadora do projeto “Juntos pela Vida”, Silvana Cabral, reforçou a importância do avanço da vacinação para uma melhor educação e saúde municipal.

“A vacinação é essencial para a vida de milhões de crianças, pois não apenas protege a saúde, mas também garante que possam frequentar as escolas sem interrupções por doenças. A parceria estabelecida por meio do projeto ‘Juntos pela Vida’ representa um sucesso coletivo, algo que o Ministério Público não conseguiria alcançar sozinho. O próprio nome do projeto ressalta essa união, apenas juntos conseguiremos enfrentar essa batalha e vencer em prol da vida”, disse Silvana.

A ação, nas unidades de ensino da Semed, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que desde 2019 une esforços para a melhoria da cobertura vacinal na cidade de Manaus. Com a portaria conjunta nº 144/2019, alterada pela portaria nº 0323/2022, é exigida a declaração do cartão de vacina atualizado anualmente, analisada a partir da verificação do registro das vacinas preconizadas pelo PNI.

Segundo a gestora Andrea Vale, da creche municipal Maria Luiza da Conceição Silva, a vacinação alcançou 168 alunos, resultando em uma taxa de 92% entre os alunos do maternal 1, 2 e 3.

“Temos crianças em situações de vulnerabilidade, o que torna essencial que suas vacinas estejam sempre atualizadas para prevenir a propagação de doenças. Graças ao nosso esforço conjunto, nossas crianças estão saudáveis e bem alimentadas pela merenda escolar. A vacinação é um complemento fundamental para a saúde e o bem-estar delas, contribuindo significativamente para um ambiente escolar seguro e saudável”, declarou a gestora.

Conforme a gestora Elissandra Andrade, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Eva Gomes do Nascimento, ela destaca que os alunos sempre participam ativamente das atividades de vacinação promovidas na escola.

“A escola que eu coordeno participa pela terceira vez do projeto ‘Juntos pela Vida’. Sempre recebemos o selo de aprovação e já conseguimos vacinar cerca de 580 alunos, de 4 a 5 anos da pré-escola, alcançando um recorde significativo para a educação municipal”, concluiu.

Publicidade