Roberto Cidade é o responsável pelo aumento de impostos no AM”, relembra David Almeida
O prefeito e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), relembrou a população manauara que em 2022, enquanto presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade (União), atualmente candidato à prefeitura de Manaus, foi responsável por conduzir a mensagem governamental para aumentar a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O reajuste se aplica ao valor da energia elétrica, gasolina, gás natural, querosene de aviação e serviços de comunicação, além da alíquota do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
“Vocês sabiam que o feijão, o arroz, a farinha, o óleo, foi o Roberto Cidade que aumentou o preço?! Vocês sabiam disso? Vocês sabiam que o refrigerante que vocês tomam, foi o Roberto Cidade que aumentou?”, disse David.
*Sessão ordinária*
No dia 14 de dezembro de 2022, sob o comando do presidente Roberto Cidade, uma semana após o envio da mensagem governamental de Wilson Lima com o projeto de lei complementar 18/2022, Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou o aumento nas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Amazonas.
Os deputados aprovaram o aumento de 18% para 20% na alíquota do ICMS, imposto que incide sobre mercadorias e serviços. Já o aumento da alíquota do IPVA ficou em até 4%. No entanto, esse aumento deve ocorrer de forma progressiva até 2024. Ainda foi votado e aprovado um reajuste e criação de novas taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O aumento das taxas foi sentido pelos cidadãos amazonenses, e em Manaus, não poderia ser diferente. Hoje um cidadão paga quase R$ 7 reais pelo litro da gasolina, e o valor dos IPVAs praticamente triplicou. Com tantos aumentos, muitas famílias manauaras tiveram que buscar alternativas mais acessíveis como forma de transporte.