Homem tem parte do pênis arrancada por DIU deslocado
O DIU, um dos métodos contraceptivos mais populares principalmente por sua eficácia e durabilidade, é um dispositivo que é inserido na cavidade uterina com o objetivo de prevenir a gravidez ao liberar cobre ou hormônios, inibindo, desta forma, a fertilização do óvulo pelo espermatozóide.
Algo que não está dentro de seus mecanismos de ação, e que definitivamente não deveria acontecer, é o dispositivo causar uma lesão. No entanto, foi o que aconteceu com a influenciadora Hayley Davies, e o seu parceiro. A jovem de 25 anos, que possui mais 1,2 milhão de seguidores no Instagram, revelou em suas redes que um parceiro sexual se machucou quando o DIU dela saiu do lugar.
Hayley contou em entrevista que, durante o ato sexual, seu parceiro sofreu uma lesão no pênis ao “acertar” o dispositivo, o que resultou na perda de um pedaço do órgão. A jovem percebeu que algo tinha acontecido pois sentiu dor “o tempo todo” durante o ato. “Depois, no chuveiro, percebi o quanto estava sentindo dor”, relembrou a norte-americana.
Observando a genitália do parceiro, a jovem notou um que um pedaço de tecido havia sido “arrancado” do órgão. “O DIU realmente cortou meu colo do útero, mas senti pena dela”, disse. A influenciadora precisou procurar atendimento médico para realizar a remoção do dispositivo.
DIU
Um estudo realizado em 2023, que analisou mais de 300 mil mulheres, revelou que menos de 1% das pacientes sofrem lesões relacionadas ao deslocamento do dispositivo. No entanto, essa proporção aumenta para cerca de 6% quando são consideradas as mulheres que colocam o DIU logo após o parto.
De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), o parceiro não deve sentir o dispositivo durante o sexo. Se acontecer, pode ser um sinal de que o DIU esteja mal posicionado. O NHS recomenda fazer a verificação do dispositivo algumas vezes no primeiro mês após a instalação e, depois, regularmente, especialmente após cada menstruação.