Bibliotecas e monumentos históricos de Manaus são monitorados via aplicativo on-line
Bibliotecas, centros culturais, teatros, monumentos históricos e museus fazem parte de uma nova camada incluída pela Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), dentro do ArcGIS Field Maps.
Usando o aplicativo, técnicos da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH) realizaram o levantamento para a criação da nova camada, indo a campo e adicionando os dados de forma digital e on-line. A camada vai permitir ter o mapeamento geográfico e de geoprocessamento para o banco de dados da prefeitura.
“Nosso principal objetivo é alimentar o banco de dados para posterior consulta pública. Vamos aos locais, registramos as informações, produzimos fotos e referências, e usamos o aplicativo, fornecendo os dados, como ano, endereço, se é um bem de competência federal, estadual ou municipal. E o importante também é que envolve toda a cidade, não apenas o Centro, o levantamento”, explicou a arquiteta Lorena Cunha Mota.
Com o trabalho tendo como foco os espaços públicos em funcionamento, foram localizados, na capital, 11 centros culturais; 35 monumentos históricos; 25 museus, 15 bibliotecas e oito teatros.
Com o app, a prefeitura, via Implurb, eliminou as fichas de cadastro feitas em papel, usadas até então para realizar o mapeamento e monitoramento dos itens. Além de deixar de usar fichas manuais e em papel, o ganho ainda é na precisão de dados, principalmente nos pontos, porque eles são georreferenciados. “Ganhamos em tempo, precisão e em agilidade”, afirmou a gerente de Patrimônio, Landa Bernardo.
A Gerência de Patrimônio tem atendimento presencial às segundas, quartas e sextas (exceto feriados e pontos facultativos), das 8h às 11h, mas denúncias e informações podem ser encaminhadas pelo telefone (92) 3625-6577, de segunda a sexta, no mesmo horário.