Destaque

Renato Junior destaca reforma de feiras, escuta qualificada ao feirante e fomento da cadeia produtiva como feitos da gestão Almeida 

O candidato a vice-prefeito de Manaus, Renato Junior, na chapa à reeleição do atual prefeito David Almeida, pela coligação “Avante, Manaus”, destaca feitos da atual gestão nas ações voltadas aos feirantes, que somam mais de 20 feiras reformadas, 850 permissionários diretamente beneficiados e, ainda, o atendimento qualificado a 100% dos polos de produção agrícola, tendo capacitado mais de 10 mil produtores, a partir de palestras, oficinas, cursos e visitas ao campo.

A fala foi destaque em reunião esta semana com feirantes e permissionários da Feira do Japiim, na zona Sul, quando Renato discutiu melhorias e tomou nota de apontamentos sobre a reforma realizada pela prefeitura.

“Uma alegria muito grande voltar aqui, porque essa feira, tem um antes e depois da gestão David, e é impactante”, disse. “Nós somos sempre muito bem recebidos aqui, porque dedicamos muito carinho e amor nesses três anos e meio, mas ainda temos muito a fazer”.

Claude Douglas, de 46 anos, mora no Japiim e conta que a infraestrutura do bairro está completamente renovada após intervenção da prefeitura. “A gente agradece pelo trabalho que fizeram. Foi uma solicitação nossa e a Secretaria de Obras atendeu quando ainda era o Renato o secretário da pasta. Trouxeram recapeamento e ainda reformaram a feira aqui. Só temos de agradecer ao prefeito e ao vice Renato”, disse.

História com a feira

Renato Junior que, antes de se consolidar como empresário do ramo da construção civil, cresceu e trabalhou na Feira da Manaus Moderna, no Centro, ao lado do pai, conta que retornar às raízes e prover melhorias é motivador. “Ali [na feira], aprendi valores de trabalho duro e de cuidado com as pessoas. A feira foi minha base antes de empreender no ramo da construção civil, aos 22 anos, depois que meu pai nos deixou. Naqueles 10 anos, vivi a batalha em uma rotina puxada, de quem se levanta ainda de madrugada para carregar caixas”.

No primeiro ano de gestão do prefeito David Almeida, em 2021, Renato assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e encarou o auge da pandemia de Covid-19, realizando a sanitização nas feiras e mercados.

“Estamos todos juntos contra a Covid-19. Eu tenho recebido muitas notícias de pessoas próximas, sobre perdas que tiveram de familiares. Essa sanitização é a forma que eu tenho de responder, com muito trabalho, para diminuir os efeitos dessa doença”, disse, na época, durante uma ação no Mercado Walter Rayol, no bairro Cachoeirinha, zona Sul.

Em maio do mesmo ano, as águas do rio Negro transbordaram pelas calçadas e ruas do Centro. No porto da Manaus Moderna, as rampas de acesso às embarcações desapareceram submersas. Da calçada da orla, a proa dos barcos podia ser tocada com as mãos.

Naturalmente, o comércio foi afetado. A principal feira abastecedora da capital amazonense alagou. Feirantes tiveram de lidar com perdas de mercadoria e uma brusca queda nas vendas.

Com as ruas inundadas, o trânsito ficou lento nas duas áreas adjacentes à alfândega do Porto de Manaus. Dividindo espaço com os ônibus, carros pequenos precisaram reduzir a velocidade para trafegar na avenida Floriano Peixoto.

Em sete dias, com trabalho ininterrupto, a Semacc inovou ao levar os feirantes da Manaus Moderna para flutuar sobre as águas do rio Negro, com a criação da Feira Flutuante. “Urge a necessidade de garantir a renda mensal desses trabalhadores e de suas famílias, nem que, para isso, tenhamos de trabalhar pela madrugada. Estamos aqui, no sábado à noite, porque temos que acelerar, não tem dia nem hora, porque o prefeito David determinou que uníssemos competência com emergência”, afirmou Renato, durante inspeção à época.

Dois dias depois, na inauguração, o prefeito David deu parecer positivo sobre a obra. “Um lugar digno, de excelência, feito em tempo recorde para servir a população da cidade de Manaus. Parabéns a todos os envolvidos, em especial ao secretário Renato Junior, que está a frente da pasta de Feiras e Mercados”.

A feira beneficiou 220 permissionários, e os manteve trabalhando. Além de ponto estratégico e comercial, a feira se tornou alvo de turistas e ponto de passeio para o manauara.

Feiras reformadas

Parte de projeto iniciado ainda na gestão de Renato enquanto secretário da Semacc, mais de 20 feiras foram reformadas pela gestão de David Almeida, outras 16 estão em obras e uma em fase de contratação.

Na zona Norte, as feiras Padre Rogério Ruvoletto, no Santa Etelvina, e Nova Esperança, no Cidade Nova, receberam a reforma.

Na zona Leste, a feira da Fé, no Colônia Antônio Aleixo, foi contemplada.

Na zona Sul, foram reformadas as feiras do Japiim e a Polivalente, no Japiim; São Francisco, no bairro São Francisco; o Mercado Municipal Carneiro da Mota, no Morro da Liberdade; a feira do Porto da Ceasa, na Vila Buriti; o Mercado Municipal Maximino Corrêa, na Praça 14 de Janeiro; e o Mercado Municipal Jorge de Moraes, no Educandos.

Na zona Centro-Oeste, as feiras reformadas foram a João Sena e Ceasa Alvorada, no Alvorada 1; do Alvorada 2; e do Bairro da Paz.

Na zona Centro-Sul, a feira do Parque 10 está repaginada.

Na zona Oeste, as feiras Jardim dos Barés, no São Jorge; da Glória, no bairro da Glória; e a do Quarentão, no bairro da Compensa, foram transformadas.

As feiras itinerantes também receberam o trabalho da gestão. A Prefeito I (Centro, Cachoeirinha, Praça 14, Aparecida) e a Prefeito II (Planalto, Aleixo, Parque 10).

“Tivemos tempos difíceis nas feiras e mercados de Manaus. Tempos de abandono e descaso. Vivíamos sob uma gestão que mal olhava o feirante no olho. Quão bom é poder viver o agora, com uma gestão que entrou para mudar. Tivemos feiras reformadas e entregues e milhares de vidas transformadas. Viver da feira agora é viver com dignidade. E eu vou ajudar o prefeito David a seguir cuidando das pessoas”, complementou Renato Junior.

Publicidade