CMA investiga soldados que supostamente seriam de grupo criminoso de Manaus
Vazou nas redes sociais fotos de soldados do Exército fazendo gestos da sigla da facção criminosa Comando Vermelho (CV). O fato teria ocorrido dentro de um quartel em Manaus, o que gerou ainda mais preocupação.
Nas imagens, os dois rapazes até usam a farda como balaclava. Após a repercussão negativa de cenas de apologia ao crime organizado, o Comando Militar de Área (CMA) iniciou uma investigação.
Por meio de nota, esclareceu que qualquer conduta que vá contra os princípios das Forças Armadas será tratada com rigor.
Segundo o Regulamento Disciplinar do Exército (R-4), comportamentos como esse são classificados como transgressão disciplinar.
Veja a nota:
“A respeito da divulgação de imagens em mídias sociais, que mostram supostos militares realizando o símbolo de uma organização criminosa dentro de uma unidade militar em Manaus, informamos que este Comando Militar de Área está ciente da situação e iniciou os procedimentos investigativos necessários para apurar os fatos.
Reafirmamos que qualquer conduta incompatível com os princípios e valores das Forças Armadas será tratada como o máximo rigor. Todas as medidas disciplinares e legais cabíveis serão adotadas, visando assegurar o cumprimento da lei, bem como a manutenção da ordem e da disciplina militar.
O Exército Brasileiro reforça o compromisso com a ética, o respeito à hierarquia e à disciplina, reiterando que qualquer ato contrário a esses valores será tratado com o devido rigor”.