Prefeitura de Manaus

Oficina de Corte e Costura revela novos designers para o Manaus Passo a Paço 2024

O Programa de Formação Artístico-Cultural (Promfac), que tem como missão estimular a educação cultural e o desenvolvimento pessoal em comunidades diversas, realiza a oficina de “Corte e Costura”. A oficina faz parte da segunda etapa do concurso de novos designers de moda, cujas criações estarão presentes no aguardado desfile “Vitrine Ancestral”, que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, durante o evento “Manaus Passo a Paço 2024”.

O Promfac continua a se destacar como uma importante plataforma de incentivo à formação cultural, oferecendo oportunidades para que novos talentos desenvolvam suas habilidades e alcancem novos níveis na carreira artística. O principal objetivo dessa oficina é proporcionar uma introdução prática à arte da corte e costura, com foco no desenvolvimento de um look e acessório que serão apresentados na passarela do “Manaus Passo a Paço 2024”.

Durante as duas semanas de curso, os alunos estão tendo a oportunidade de aprender e aplicar técnicas essenciais, recebendo o direcionamento necessário para transformar suas ideias em criações únicas.

Karoliny Braga, coordenadora do Promfac, ressalta a importância do “Vitrine Ancestral” como um espaço inovador, que promove a moda sustentável e a preservação cultural. “O evento busca não só a estética, mas também valores como sustentabilidade e ética. Em nossa oficina, os designers são desafiados e recebem todo o apoio para cumprirem com os designs e brilharem, em setembro, no Passo a Paço 2024”.

A oficina é comandada por Dione Maciel, uma artista importante desde a década de 90. Em sua bagagem, traz uma vasta experiência em figurinos e adereços, sendo reconhecida por suas contribuições em produções teatrais, como “A Menina que Buscava o Sol” e “A Casa de Bernarda Alba”. Seu trabalho é conhecido pela habilidade em unir técnica e criatividade, o que faz dela a instrutora ideal para guiar os alunos na criação de suas peças.

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Jender Lobato, o legado do Manaus Passo a Paço 2024é a crescente profissionalização dos artistas locais. “O curso de corte e costura representa uma oportunidade para que os figurinistas manauaras possam aprimorar suas habilidades, destacar seu talento, e se preparar para editais, buscando desenvolver cada vez mais seus talentos”, afirmou.

A oficina é exclusiva para os alunos que participaram da primeira etapa do concurso na oficina de figurino. A atividade ocorre entre os dias 12 e 23 de agosto, na faculdade Santa Teresa, localizada na rua Acre, nº 200, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. O curso é dividido em dois turnos: das 13h às 17h e das 18h às 21h, proporcionando aos alunos um aprofundamento completo no universo da moda.

Publicidade