David Almeida

David Almeida realiza visita técnica às obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida

O prefeito de Manaus, David Almeida, inspecionou, nesta quarta-feira, 14/8, o andamento das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, que será o novo parque urbanístico da capital. O projeto é assinado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, com sua execução pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

A obra está na fase de conclusão do talude, para estabilização do terreno. A estimativa é de que o parque seja entregue em julho de 2025, segundo o prefeito David Almeida.

“Estamos trabalhando aqui a composição do talude, a contenção do terreno, para que as obras próximas continuem avançando. O trabalho da prefeitura segue, os recursos já estão em caixa. Tivemos alguns problemas com relação ao licenciamento e isso atrasou, mas a obra já está, nesse momento, totalmente licenciada e estamos trabalhando a todo vapor, para a entrega de mais uma bela obra para a cidade de Manaus”, informou o chefe do Executivo municipal.

O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, acompanhou o prefeito durante a visita técnica à construção do parque, nesta quarta-feira. Ele explicou que a obra avança para conclusão do talude e que, logo, passará a receber concreto.

“Esse é o processo inicial de estabilização do talude para, depois, a gente avançar na geometria desse talude, que é fazer cortes e ajustes necessários para a implantação dos projetos, que é a Oca do Niemeyer, um restaurante e todo o urbanismo do entorno do parque”, explicou o diretor.

Projeto de Niemeyer

O projeto original, que envolve curvas em concreto, é do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, morto em 2012, tendo sido desenvolvido em 2005, no seu escritório no Rio de Janeiro, contendo um museu e um restaurante que totalizam 1.800 metros quadrados de área.

Passados mais de 19 anos, a proposta ganhou atualizações de engenharia, acessibilidade e arquitetura, expandindo o conceito para parque urbano, desenvolvido pelo Implurb, em 2021, totalizando uma área de implantação de 17.533,18 metros quadrados.

Licenciamento

A obra foi iniciada pelos estudos de impacto ao patrimônio arqueológico, pois se trata de uma obra de maior complexidade, em relação à engenharia do solo. Os trabalhos são realizados em duas frentes, uma com o levantamento arqueológico e outra para engenharia na contenção do talude.

Para os licenciamentos urbanísticos e ambientais do parque Encontro das Águas, o Implurb apresentou o projeto arquitetônico junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AM), que exigiu uma primeira etapa de estudos arqueológicos. Nessa fase, o projeto foi deferido e se constatou que se tratava de um sítio arqueológico. A segunda etapa consiste no programa de resgate arqueológico, em andamento.

A obra continuará com o acompanhamento de equipe de arqueologia. O licenciamento junto ao Iphan se soma aos licenciamentos urbanísticos, ambientais e licenças complementares já obtidas para o cronograma de execução do projeto. A área de intervenção atual, do talude, necessário para a construção do parque, não tem interferência com o material arqueológico, tendo sido aprovada e licenciada.

Publicidade