Rafaela Silva perde para japonesa e não fatura bronze no judô
Não deu para o Brasil no judô feminino, nas Olimpíadas de Paris. Na categoria até 57kg, Rafaela Silva foi derrotada pela japonesa Haruka Funakubo na repescagem, que valia a medalha de bronze. A brasileira recebeu três punições e não medalhou no esporte.
Rafaela voltou a disputar uma medalha olímpica após oito anos. Ela não participou da Rio-2016 porque um exame antidoping detectou uma substância broncodilatadora proibida. Ela justificou que teve contato com uma criança que tratava asma, mas a punição foi mantida. A atleta ficou dois anos longe do esporte.
Ao retornar aos tatames, a número 4 do ranking foi campeã mundial em 2022 e no ano seguinte conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago
A disputa pelo bronze teve início frenético. Rafaela tomou a iniciativa desde o começo e não conseguiu pontuar por pouco nos primeiros minutos. O duelo caiu de intensidade com o desgaste das judocas. O duelo foi para o golden score com uma punição para cada lado.
A japonesa passou a ser mais ativa, enquanto Rafaela acusava cansaço. Em um momento, fez menção de sentir dores na perna direita e depois, incômodo no olho direito. Com 4m28, no golden scores, ambas as atletas estavam com duas punições. Pouco depois, a brasileira sofreu novo shido e perdeu a luta.