Esporte

Atleta de hipismo maltrata cavalo e está fora das Olimpíadas

Aatleta britânica de hispismo Charlote Dujardim está fora das Olimpíadas de Paris após o vazamento de um vídeo que mostra a medalhista maltratando um cavalo durante uma aula.

As imagens mostram a atleta chicoteando o animal enquanto orientava uma aluna em seu estábulo particular. O vídeo vazado por uma emissora da Inglaterra teria sido feito há quatro anos.

Na terça-feira (23), Charlote emitiu uma nota lamentando o fato e se desculpando com fãs e patrocinadores. A medalhista também afirmou que se sente envergonhada com a situação.

Surgiu um vídeo de quatro anos atrás que me mostra cometendo um erro de julgamento durante uma sessão de coaching. Compreensivelmente, a Federação Internacional de Desportos Equestres (FEI) está a investigar e tomei a decisão de me retirar de todas as competições – incluindo os Jogos Olímpicos de Paris – enquanto este processo decorre. O que aconteceu foi completamente estranho e não reflete a forma como treino os meus cavalos ou treino os meus alunos. No entanto, não há desculpa. Estou profundamente envergonhada e deveria ter dado um exemplo melhor naquele momento. Lamento sinceramente por minhas ações e estou arrasada por ter decepcionado a todos, incluindo o Team GB, fãs e patrocinadores. Cooperarei plenamente com a FEI, a Federação Equestre Britânica e a British Dressage, durante as suas investigações e não farei mais comentários até que o processo esteja concluído”, disse no Instagram.

A Federação Equestre Britânica também se manifestou sobre o assunto e confirmou que Charlote foi suspensa das funções provisoriamente.

Em 2019, Charlote já foi eliminada de uma prova em um Campeonato Europeu, após técnicos apontarem a presenta de sangue no flanco da égua que ela usava na competição. Na época, a atleta também pediu desculpas pela situação e afirmou estar “devastada” com o acontecido.

Charlote é multimedalhista em jogos olímpicos. A atleta de hipismo ganhou medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e do Rio de Janeiro, em 2016. Nos Jogos de Tóquio, última edição, ela ganhou dois bronzes.

Publicidade