Governo do Amazonas

Reviravolta na eleição de Manacapuru: Ângelus Figueira entra na disputa

A zona de conforto que o atual prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo (Republicanos), estava surfando acabou. Isso porque a candidata dele, sua vice-prefeita Valcileia Maciel (MDB) deverá enfrentar um “peso-pesado” da política manacapuruense: o ex-deputado estadual e ex-prefeito do município, Ângelus Figueira (DC).

E quem embaralhou o jogo eleitoral em Manacapuru foi ninguém menos que o governador do Amazonas, Wilson Lima (União). Nesta quinta-feira (4), na companhia do deputado federal Átila Lins (PSD-AM) e de outras lideranças municipais, Lima confirmou o apoio à pré-candidatura de Ângelus Figueira.

Até agora, o ex-prefeito parecia fora do “páreo”, enquanto Beto D’Ângelo e sua pré-candidata Valcileia Maciel “surfavam na onda de preferência do eleitorado de Manacapuru.

No entanto, a exato um mês do prazo final (5 de agosto) das convenções, que vão indicar os candidatos majoritários e proporcionais, nas eleições municipais de 2024, Ângelus Figueira recebe as bênçãos políticas do maior cabo eleitoral do Estado, o governador Wilson Lima.

Informações de bastidores, da audiência ocorrida nesta quinta-feira, dão conta de que Lima teria dito: só vou a Manacapuru se for na campanha do Ângelus Figueira”.

É bom lembrar que nas eleições de 2022, embora Wilson Lima tenha derrotado o senador Eduardo Braga (MDB), em Manacapuru, o atual prefeito Beto D’Ângelo não apoiou a reeleição do governador.

CONVENÇÃO

Desse modo, a convenção que vai aclamar o nome de Ângelus Figueira a prefeito de Manacapuru contará com a presença do governador Wilson Lima, uma grande bancada de deputados estaduais, do deputado Átila Lins e outras lideranças que estarão apoiando a candidatura. Além disso, outra informação que circulou foi a articulação do nome do presidente da Câmara Municipal, Tchuco Benício (PSD), para ser o vice de Figueira.

UNIÃO DAS OPOSIÇÕES

Após a audiência do governador Wilson Lima, com a presença do decano Átila Lins, o ex-prefeito Ângelus Figueira admitiu disputar a prefeitura do município nas eleições de outubro.

No entanto, combinou com o governador buscar a união de toda a oposição do município para formar um bloco e lançar sua candidatura até dia 5 de agosto. Lima garantiu vai à convenção de Figueira em Manacapuru.

O deputado Átila Lins, entusiasta dessa candidatura, admitiu que Ângelus Figueira é o único nome capaz de unir a oposição e marchar para a disputa com chances de vitória.

Publicidade