Projeto de lei de Thiago Abrahim garante acesso de mulheres com deficiência à exames de prevenção ao câncer
O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) apresentou o projeto de lei nº 336/2024, que visa garantir o acesso de mulheres com deficiência a exames preventivos do câncer ginecológico nas unidades de saúde do Amazonas.
A proposta, de acordo com o deputado, busca assegurar a igualdade de oportunidades e o direito à saúde para todas as mulheres, independentemente de suas condições físicas.
“O projeto determina que as unidades de saúde do Estado disponibilizem equipamentos adaptados para a realização de exames preventivos ginecológicos em mulheres portadoras de deficiência. É necessária adequação dos aparelhos de mamografias e ultrassonografia, bem como salas projetadas com mesas ginecológicas especiais. Isso inclui, por exemplo, mesas de exame ajustáveis, colposcópios com suportes para cadeiras de rodas e outros dispositivos que facilitem o acesso e o conforto durante o exame”, explicou Abrahim.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais diagnosticado e a quarta causa de morte de mulheres por câncer.
“Precisamos ter um olhar diferenciado para esse tipo de situação. Câncer de colo de útero, além de ser uma doença que pode ser prevenida através da vacinação contra o HPV, o diagnóstico precoce garante uma grande chance de cura. É incontestável que mulheres com deficiência precisem dessa adequação nos equipamentos para exames. Uma mulher paraplégica, por exemplo, necessita de uma cadeira de elevação ajustável para realizar o exame de mamografia facilitando sua realização”, concluiu.
Ainda segundo o projeto de lei em questão, as unidades de saúde do Estado do Amazonas poderão possuir equipes com profissionais treinados para este tipo de atendimento.