Avós são condenados por abusos sexuais contra netos em Belo Horizonte
Uma mulher de 77 anos foi presa por estupro de vulnerável em Belo Horizonte (MG) no dia 23 de maio, por envolvimento em abusos sexuais contra os próprios netos. Os crimes foram cometidos em conivência com o marido, de 79 anos, que praticou abusos contra as três crianças ao longo de cinco anos.
A avó foi condenada a 40 anos de prisão por participar passivamente os abusos, enquanto o avô inicialmente recebeu uma pena de 61 anos e 7 meses de reclusão. Os atos ocorriam tanto na residência das crianças durante visitas quanto na casa dos próprios avós.
Os abusos começaram em 2011, quando duas das vítimas, um menino e uma menina, tinham 4 anos, e a terceira, outra menina, tinha 6 anos. O avô chegava a ameaçar o menino para mantê-lo em silêncio sobre os abusos.
A presença da avó durante os atos era considerada pelas crianças como algo normal, conforme relatado nos autos do processo. Uma das meninas descreveu um dos episódios: “Ele (avô) chegou e eu tava (sic) de vestido, e ele lambeu minhas partes íntimas. Aí, ele falou para eu não contar para ninguém porque aquilo era um carinho de avô”.
O avô, que estava em prisão domiciliar devido à pandemia da Covid-19, teve seu benefício prorrogado em março deste ano devido a problemas de saúde. Os pais das vítimas manifestaram preocupação com o bem-estar físico e mental dos filhos, especialmente após relatos de avistamentos do abusador próximo à escola das crianças.
Com informações do Metrópoles