Lula breca dívida de Leite e voltará ao RS para mais medidas de ajuda
Medidas incluem recursos para pessoas físicas e suspensão de pagamento de dívidas estaduais com a União.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (13/5), sua intenção de retornar ao Rio Grande do Sul ainda esta semana. Em uma transmissão de reunião com o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), e outros ministros, Lula revelou planos de viajar na quarta-feira (15/5) para anunciar medidas emergenciais ao lado de Leite.
Durante a reunião, o governo federal confirmou a suspensão por 36 meses do pagamento das parcelas mensais das dívidas do Rio Grande do Sul com a União, com isenção de juros para a dívida total de R$ 92,8 bilhões. Essa medida visa aliviar cerca de R$ 11 bilhões aos cofres do estado gaúcho.
Lula explicou que, embora estivesse planejando ir ao Rio Grande do Sul na terça-feira, decidiram adiar para se preparar melhor.
Ele afirmou: “Amanhã quero anunciar uma série de medidas para pessoas físicas, recursos para quem precisa comprar coisas para repor parte do que perderam, o que pode ser feito pelo Ministério do Trabalho”.
O presidente reforçou seu compromisso com a recuperação do estado, chamando a situação atual de “catástrofe”.
Ele declarou: “Pretendo na quarta-feira ir ao Rio Grande do Sul, junto a você, fazer anúncio das novas medidas que vamos tomar. Só para saber que não vamos descansar enquanto o Rio Grande do Sul não estiver 100% de pé”.