Destaque

Jornalista da Globo anuncia que enfrenta doença dolorosa

Aherpes-zóster, conhecida popularmente como “cobreiro”, é uma doença viral que causa erupções cutâneas dolorosas. Essa doença que geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos, é causada pelo mesmo vírus da varicela (catapora), que permanece adormecido no corpo após a infecção inicial. Ela também pode ocorrer em pessoas mais jovens, especialmente aqueles com sistema imunológico frágil.

Essa doença atingiu o repórter da Globo, Tiago Scheuer. Ele usou suas redes sociais para revelar aos seus fãs e seguidores sua experiência dolorosa, após receber o diagnóstico de herpes-zóster. No seu relato emocionante, Scheuer descreveu as dores intensas que enfrentou durante a doença e ainda aproveitou para alertar seus seguidores sobre a importância do diagnóstico precoce e de buscar tratamento adequado.

“Eu tive herpes-zóster recentemente! E é preocupante que cada vez mais brasileiros são diagnosticados (e até internados) com a doença”, disse.

Os sintomas da doença começaram a surgir em março deste ano no jornalista, quando ele sentiu um incômodo na região da barriga. No entanto, ele não deu muita importância, mas a mancha foi crescendo e se espalhando pelo corpo, acompanhada por dores cada vez mais fortes. Por conta das dores, ele procurou ajuda médica e recebeu o diagnóstico de herpes-zóster.

“Como é que eu descobri? Começou com uma manchinha vermelha na minha barriga e essa manchinha foi crescendo dia após dia. Depois ocupou parte da lateral do corpo e das costas. Não entendendo nada, três dias depois, eu procurei uma dermatologista. Ela me diagnosticou com herpes-zóster e já me deu os antivirais para eu tomar”, relatou. “Só três semanas depois é que as dores pararam por completo.

As dores descritas por Scheuer eram excruciantes e o acompanhavam dia e noite.

“No meu caso, eu não precisei ficar internado, ainda bem. Mas as dores foram intensas. Oscilavam com sensação de choque, agulhada, ardência, queimadura, soco”.

Depois de três semana, realizando o tratamento adequado, as dores diminuíram gradativamente e Scheuer se recuperou completamente. No caso dele, uma queda de imunidade causou a doença, cuja vacina não existe na rede pública.

“Tem vacina, mais é muito cara, são apenas duas doses e só na rede privada”, relatou.

Em seu relato o jornalista finalizou fazendo um alerta aos seus seguidores sobre a importância do diagnóstico precoce da herpes-zóster, pois quanto mais cedo buscar diagnóstico da doença, identificada, maior a chance de eficácia do tratamento e menor o risco de complicações. Se você notar manchas vermelhas na pele, acompanhadas por dor, procure um médico imediatamente.

Publicidade