Saiba o que é o “vírus comedor de ânus” que assusta o Japão
O nome assusta, e também pode causar alguns risinhos, mas a doença, que tem causado preocupação no leste asiático, é causada por uma bactéria comum e que causa muitas infecções simples.
Chamada de Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), a doença é causada pela bactéria Streptocococcys pyogenes, e não é capaz de “comer” o ânus, mas se prolifera por orifícios como, sim, o ânus, boca, narinas e genitais.
A doença pode causar febre alta, dor de cabeça, náuseas, dores musculares, vômitos, diarreia e comprometer órgãos vitais, como pulmões, rins e fígado.
O Japão registrou, apenas nos três primeiros meses de 2024, 474 casos da doença, que já teve outros surtos em 2022 e 2023 na Europa, América do Norte e Austrália. A doença tem taxa de fatalidade de cerca de 30%.
A transmissão da bactéria é por contato, seja com a pele infectada de alguém doente ou com secreções, como gotículas de tosse e secreção nasal. O tratamento é feito com antibióticos, em especial a penicilina, mas não existe vacina conhecida.
De acordo com o médico infectologista Vinícius Borges, conhecido como Doutor Maravilha no X/Twitter, cepas menos agressivas da bactéria infectam muitas pessoas diariamente, e podem causar infecções de garganta, pele e febre reumática, ou ser assintomáticas.
Apesar do “nome popular”, segundo o médico, a doença não é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e não há relação conhecida com sexo anal ou outras formas de estimulação do ânus.