Gabigol, do Flamengo, é suspenso do futebol por 2 anos por exame antidoping
Gabigol, atacante do Flamengo, foi suspenso do futebol por 2 anos por tentativa de fraude em exame antidoping. O jogador respondeu por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem (CBA) em uma votação apertada: 5 votos a 4. Ele ainda pode recorrer na Corte Arbitral do Esporte (CAS).
Segundo informações do Jornal Extra, a pena conta a partir do dia 8 de abril de 2023, data da coleta realizada no CT do clube. A peça de acusação considerava que o atacante tentou deliberadamente impedir o controle antidoping realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e ainda atrasou as coletas de sangue e urina, que foram feitas de maneira surpresa, no CT do clube, em 8 de abril. Gabigol teria tentado esconder a genitália na hora de urinar no pote e foi agressivo com os oficiais responsáveis pelo exame.
No dia 8 de abril de 2023, o jogador do Flamengo teria dificultado a realização de um exame antidoping. O exame aconteceu e deu negativo, mesmo assim a atitude de Gabigol foi relatada pelos oficiais de coleta como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.
Um dos relatos da denúncia também ressalta a respeito da demora do atacante para a realização do exame e o não cumprimento das instruções. Além de Gabigol, todos os outros jogadores do Flamengo fizeram o exame antes do treino das 10h no Ninho do Urubu.