Destaque

Chega a Manaus primeiro cargueiro após quase dois meses de seca dos rios

Antes disso os navios estavam impedidos de chegar aos portos de Manaus gerando prejuízo a economia da ZFM

Os principais rios do estado, como Solimões, Negro e Amazonas, já apresentam tendência de cheia após a mais severa vazante dos últimos 120 anos. Com isso, os navios cargueiros que estavam impedidos de navegar já começam a chegar aos portos de Manaus.

Trata-se de uma boa notícia após mais de 40 dias que o tráfego dos principais transportadores de insumos e das exportações da Zona Franca de Manaus (ZFM).

O prejuízo à economia foi tal que várias grandes empresas do polo industrial do Amazonas se viram obrigadas a dar férias coletivas aos trabalhadores.

Com a volta das águas, outros setores também festejam. Por exemplo, o de transporte de combustíveis e mercadorias de consumo das populações do interior do estado.

O turismo e lazer, como os flutuantes do Tarumã, no rio Negro, também não veem a hora de voltar à normalidade.

ÁGUA VOLTA A ENCHER O RIO NEGRO, EM ABUNDÂNCIA

A 319 É O MADEIRA

Até o transporte dos barcos regionais de passageiros foi fortemente atingido pela seca dos rios, como o Madeira, que leva até Porto Velho, a capital de Rondônia, já que a BR-319 deve continuar sofrendo na lama com as restrições ambientais.

Dessa forma, a chegada desse primeiro navio traz não só mercadorias importantes para o Amazonas, mas também o marco do fim do sofrimento imposto aos amazonenses nos últimos meses.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *